-
Arquitetos: IDOM
- Área: 19975 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Héctor Santos-Díez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante de Pontevedra, do outro lado do rio Lerez, foi produzido um cenário urbano desordenado com uso misto de habitações e serviços. É um ambiente que exige ações firmes para regenerar o entorno urbano. A renovação do antigo estádio Pasaron tenta liberar espaço no seu perímetro para criar um novas praças urbanas e áreas verdes para a fruição da vizinhança e para permitir acesso mais fácil ao estádio.
A arquibancada é o cerne da proposta. Sua geometria define que todo o conjunto possa abrigar os cerca de 11.000 espectadores. A impossibilidade de promover partidas em qualquer outro local da cidade significava que o trabalho de renovação tinha que coincidir com a utilização habitual do estádio. A intervenção foi realizada em fases, sucessivamente demolindo e reconstruindo as arquibancadas, as coberturas e os serviços existentes de cada um dos lados. O novo recinto tem duas arquibancadas perimetrais sobrepostas, concentrando todos os serviços em um corredor perimetral que pode ser acessado a partir do interior e do exterior do estádio.
A primeira arquibancada voltada para fora é transformada em uma espécie de base, de pedestal, que se abre para a cidade e configura um anel perimetral fornecendo uma clara rota de acesso a todas as outras arquibancadas. Uma segunda arquibancada parece flutuar acima da anterior. O espaço externo continua para dentro formando uma via com dois níveis. Os serviços planejados estão localizados no perímetro, abertos em direção ao exterior e a arquibancada. Sua existência permite o uso ininterrupto do edifício e do entorno urbano imediato. Eles formam um anel vítreo que adapta a escala do edificio aos seus arredores.
Depois de uma economia de meios, a estrutura do estádio é formada por frames de concreto que repousam sobre uma grande viga-vagão que define o revestimento do edifício e configura uma imagem enfática, com perfurações aleatórias e grandes projeções que cobrem as áreas externas e abrigam as entradas do estádio. A cobertura translucida permite iluminação interna uniforme e desvanecida.