- Área: 800 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Pino Brioschi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto diz respeito a um pequeno prédio de apartamentos. Um programa bastante usual que tentamos desenvolver a partir de sua aparente banalidade. A estrutura do edifício é mais simples do que se possa imaginar: uma coroa de oito pilares com dois núcleos de sustentação no meio. O projeto poético se expressa através de sua essencialidade, como representado na imagem do modelo estrutural.
A planta dos apartamentos segue a partição estrutural, alternando espaços confinados (quartos, serviços e circulações verticais) e espaços mais fluidos (salas e cozinhas). A múltipla imagem modelo de exposição interpreta a simetria central da planta. A estrutura vertical é contínua, sem variações ao longo dos quatro andares do prédio. Ao nível da entrada a estrutura é o único elemento visível. Em vez disso, no piso inferior e nos dois andares superiores são ocupados pelas partições dos apartamentos.
Em cada andar, cada par de apartamentos podem ser combinados em uma única entidade viva, eliminando o diafragma entre escada e elevador. A planta dos apartamentos é atravessada por um espaço aberto diagonal que amplia a sua dimensão. Este espaço, diretamente acessível a partir da escada e do elevador, conduz a todos os locais secundários.