A Norte de Viana de Castelo, entre serra e mar, Afife detém um admirável cenário de paisagens que se interligam perfeitamente. Quando o cliente me foi mostrar o terreno que tinha comprado, não pude deixar de ficar surpreendido com a fantástica vista panorâmica que dele se vislumbra sobre o mar.
Situado no alto da montanha e protegido das nortadas, ficou logo claro que a implantação da casa era fundamental, uma vez que o lugar era o motivo da sua construção.
De forma a procurar uma melhor relação com o terreno, a casa pousa numa plataforma criada pelos muros de pedra existentes que definem a topografia do local, alguns em ruínas, que foram necessários reconstruir.
Fruto da sua excelente localização, implantada na cota alta, a casa de forma geométrica simples, tinha de ser assim, como se estivesse esticada ao sol a ver o mar.
A fachada poente caracteriza a imagem da casa, sendo esta toda envidraçada e servida por uma varanda em consola a todo cumprimento como se tratasse de um mirante, tornado o exterior numa forte presença a partir do interior.
A partir de uma eira existente recuperada, paralela á casa, nasce uma piscina que se relaciona com o jardim e os muros.
Com limites orçamentais previamente bem definidos este volume em vidro e reboco pintado a branco, criam um diálogo entre o actual e o passado que se unifica naturalmente com a paisagem.