Na quinta edição de Casas do Brasil, projeto que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país, o Museu da Casa Brasileira realiza a exposição “Casas do Brasil 2013 - Habitação ribeirinha na Amazônia”, com visitação até 8 de setembro. A mostra traz, além das fotografias e textos, maquetes que detalham a adequação das palafitas e das casas flutuantes ao ritmo da variação do nível das águas.
A região em que a análise foi baseada se situa a 570 km de Manaus. Nhanmundá concentra uma série de casas flutuantes e em palafita, sintetizando as formas de morar na Região Norte do país, e também apresentando formas de moradia em harmonia com a temporalidade da natureza.
Projeto "Casas do Brasil"
Realizado desde 2006, o projeto Casas do Brasil procura mapear as diversas tipologias de moradias brasileiras com o objetivo de formar um inventário sobre a diversidade do morar no país. Já foram temas do projeto em exposições no Museu da Casa Brasileira "Barraca Cigana" (2012) e "Casa Xinguana" (2011), entre outros. Cada mostra no MCB corresponde a uma publicação, sendo “Habitação ribeirinha na Amazônia” o quinto volume da série.
Data: de 2 de julho a 8 de setembro
Horário: das 10h às 18h
Local: MCB – Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av Faria Lima, 2705 – São Paulo