Este centro escolar desenvolve-se em dois pisos, tendo por base uma composição modular organizada em volta de um pátio central.
As salas são configuradas através de um módulo único, justapostos mas assumidamente perceptíveis, cujas variações de orientação da implantação e inclinação da cobertura determinam a concepção formal do Centro Escolar.
Traduz-se numa fragmentação do volume global e do desenho da cobertura, que ao longo do desenvolvimento do complexo recortam uma silhueta de relativa informalidade. As diferentes orientações e inclinações das pendentes da cobertura conferem uma aparência lúdica que se enquadra na temática e ambiente escolar.
A área de circulação – corredor – é o elemento de união entre as diferentes áreas funcionais e adopta as orientações e quebras definidas pela disposição dos módulos das salas de aula, construindo um sentido de unidade e de conjunto na justaposição os volumes individuais.
Configura-se um percurso dinâmico e espacialmente rico que disponibiliza o acesso e simultaneamente delimita a forma do pátio central transpondo a sua forte geometria irregular que caracteriza o espaço.
A forma assimétrica do pátio central é compensada pela opção por grandes vãos, através do sistema de “fachada cortina” com uma métrica rigorosamente definida, que procura não só estimular a relação interior-pátio como manter a abstracção e pureza volumétrica.
É uma solução singular no âmbito escolar com um forte sentido modular, que transmite uma experiência espacial diferenciada. A articulação de variações compositivas confere uma dinâmica conceptual consistente e controlada pelo desenho.
Informação Complementar:
- Cliente: Câmara Municipal de Paredes
- Especialidades: Grupo DAJ
- Construtor: Gabriel Couto
- Maquete: CNLL
- Texto: Atelier Nuno Lacerda Lopes