- Ano: 2008
-
Fotografias:Jordi Bernardo, José Hevia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Por ocasião da construção da Water Expo 2008 em Zaragoza, os edifícios que abrigaram instalações relacionadas à produção e transformação de energia com um alto nível de demanda técnica e urbana estão localizados ao norte de Ranillas.
Neste caso, o edifício DHC (District Heating and Cooling) tem uma planta Trigeneration que fornece aquecimento e resfriamento para todos os novos edifícios no Meander juntamente com a co-geração de eletricidades para a rede urbana. Esta instalação estaria normalmente localizada nas áreas periféricas da cidade ou em áreas industriais, e em certos locais, como o Fórum de Barcelona de 2004, adotaria uma estratégia de ocultação. Neste caso a ocultação não é uma opção e o edifício não pode ser enterrado devido à ameaça de inundação da área. Ao invés disso, escolhemos manifestar o desejo de visibilidade e qualidade urbana.
O edifício foi projetado com paredes de concreto à vista, de cor cinza por dentro e por fora, com uma estrutura de pele externa de 25 centímetros de espessura. A sala da caldeira tem uma cobertura translúcida projetada com chapas de policarbonato ondulado, onde, abaixo de cada ondulação, uma fila de luzes RGB LED foi colocada, e cada uma delas é controlada individualmente por um sistema de controle de iluminação que gera as imagens. Esta grande tela de 20 x 20 metros para a projeção de imagens é completada com outra tela no nível térreo de 4 metros de altura por 30 metros de comprimento com as mesmas características.
À noite, quando o edifício está fechado ao público, as luzes e imagens no painel externo de policarbonato indicam o tipo de energia que está sendo gerada e sua intensidade. O sistema, conectado ao controle central de energia, traduz o funcionamento da instalação em cor e imagem em movimento, que é capaz de medir e expressar a energia que está sendo produzida, transformando o edifício em um indicador que depende do clima e de seus usuários.