Descrição enviada pela equipe de projeto. O antigo Mercado de Navalmoral, agora Teatro de Navalmoral, está localizado na fronteira entre a cidade e a área de expansão do município de Cáceres, na Espanha. O edifício original consistia de dois blocos que se uniram em forma de L e um átrio de acesso às áreas de armazenamento.
O antigo Mercado de Navalmoral é cercado por blocos de apartamentos muito altos para as vielas estreitas que o delimitam. São edifícios que têm sido feitos nos últimos anos, grandes em comparação com a cidade, a igreja e ao mercado, que parecem ter escapado de uma história. A pequena escala destes edifícios lembram a origem agrícola cidade.
A proposta de reabilitação tenta preservar os valores ambientais e paisagísticos do mercado velho, mas dá a região de Navalmoral uma infraestrutura capaz de sediar apresentações teatrais. Aparentemente, do antigo mercado só mudaram as coberturas, mas, na verdade, foi construído um novo edifício no interior do antigo, independente para evitar a umidade do terreno. A construção interna de concreto armado, permite ampliar o volume e os vãos estruturais do antigo mercado que torna possível o novo uso, de teatro. O antigo átrio foi substituído por um pórtico de entrada de concreto, que é separado do edifício antigo, sendo o elemento que conecta e marca a entrada da nova infraestrutura, tornando visível que ocorrem atualmente diferentes atividades. Nas paredes de concreto que compõem os espaços se vê o processo que se de mudança do edifício. Na sala as paredes são cobertas com flores, um revestimento que pode atender às necessidades de um espaço com requisitos técnicos especializados.