-
Arquitetos: Mount Fuji Architects Studio
- Área: 123 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Kenichi Suzuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. No topo da serra de Hakone ao longo da planície de Odawara está o local. Sua encosta ensolarada já foi coberta com árvores de frutíferas.
No lado sul você tem uma visão clara da distante Sagami Bay, ao norte do local uma montanha dá abrigo do vento. Árvores com largas folhas caducas projetam uma sombra suave no verão, no inverno elas perdem as folhas e permitem que a fraca luz solar aqueça o solo úmido da montanha.
O ambiente de estar perfeito estava lá, esperando calmamente a ser encontrado. Ao invés de trazer um novo princípio e que estivesse derivado da terra, a fim de completar uma "casa normal", um lugar de habitabilidade deve ser estabelecido aqui.
Minha missão como um arquiteto é a de extrair a latente "habitabilidade" da terra, ajusta-la e amplificá-la, de modo que ela forneça apenas o suficiente para que um homem posso viver. Em suma, buscou-se construir uma arquitetura completamente organizada pela terra.
A resolução é reduzir a etapa de concepção e deixar apenas os fatores construtivos fundamentais, estabelecendo quadros e construindo um telhado, então nós "ouvimos a terra" e tomamos uma decisão.
Dois conjuntos de pórticos (cerca de 12m de comprimento) são combinados em um ângulo para ajustar a sutil curva do lugar e formar uma montagem em rack com estrutura de treliça no centro. O material do quadro é folheado de madeira laminado (38 x 286 milímetros). A estrutura fina está sendo alcançado pela eficiente distribuição da força horizontal em eixos fracos para o núcleo de volta através de uma treliça de cume-articulado debaixo do teto. (Os pontos de cruz na parte central evitam a deflexão dos feixes de 6 metros de comprimento.)
Estas colunas finas com placas de prateleira também desempenham um papel de partição semi-transparente que separa o espaço espontaneamente. Cada inclinação das vigas é na direção norte, para suportar o telhado que tem bastante área para lidar com o tempo chuvoso e diferenciar a altura. Junto com o chão inclinado, isso que dá a "variação" espacial que a vida complexa exige.
Como você vê, as características deste local (características geomorfológicas, a quantidade de chuva) adicionam uma "geometria" especial a esta arquitetura. Isso determina a estrutura e o espaço de habitação resultante e traz harmonia entre eles.
Se você, como a origem da palavra indica, decidir a ordem de uma arquitetura (= geometria), fazendo uma pesquisa mais profunda (= metria) da terra (= geo), a conseqüente arquitetura terá ordem clara, mantendo a continuidade da terra.
"Observando o local de perto e encontrando sua geometria oculta". "Isso é o que é responsável por quase todos os nossos trabalhos de projeto e, e sua essência".
“Observing the site closely and finding its hidden geometry.” That accounts for almost all of our design works and, is essence of it.