- Área: 350 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jomar Bragança
Quando o primeiro filho chegou à idade escolar, o casal resolveu adquirir um apartamento na cidade, deixando a casa onde moravam, situada em uma reserva ecológica para finais de semana.
A nova morada tinha de conciliar as características acolhedoras de uma casa no campo, com o estilo urbano e prático da cidade.
O apartamento adquirido passou por uma grande reforma para atender a demanda desse casal, já com dois filhos. Abriram-se todas as salas e as varandas tornando os ambientes muito maiores, fluídos e confortáveis. Na varanda, surge a cozinha/bar gourmet que atende desde o vinho à conversa a quatro, e cafés da manhã com vista para a serra.
No estar da varanda, sofá e poltronas com capa de linho e poltrona vintage, configura-se como a hora após os almoços e jantares, a hora do café, do licor ou mesmo da conversa informal. A pequena lareira de canto transformou-se em um grande elemento de composição da parede da sala. Dois pequenos closets e banheiros do casal deram lugar a um closet confortável e uma sala de banho. O novo ambiente acolhedor mistura cores e materiais rústicos e naturais com modernos e tecnológicos, lã, linhos naturais, em tons crus, couros em tons que vão do mel, whisky e chocolate, lâminas de madeiras, a madeira de demolição, Mister Cryll cinza, pedra silestone, aço inox , metal amarelo, bronze, espelho, vidro e acrílico.
Nas escolhas do mobiliário, se observa a preocupação de criar um ambiente que privilegiasse o conforto, o aconchego, a elegância e a descontração. Assim surge uma mistura de móveis brasileiros que vão de Sérgio Rodrigues, Pedro Useche, Frederico Cruze a móveis de marcas internacionais como De Padova, Minotti da B&Bitalia, Maxalto, Muuto e Mooi.
Na sala de estar o grande sofá com chaise ganhou revestimento da JRJ em linho whased e almofadas da Entreposto, a poltrona em coro Jensen da Minotti, e as LouIsina da Depadova comprovam a busca do conforto e elegância. As mesas baixas Sullivan da Minotti (redonda em vidro cinza e triangular em madeira) juntamente com a mesa Still também da Minotti e Lens de Patricia Urquiola dão um toque de descontração ao ambiente.
A mesa de jantar ganhou lâmina de carvalho americano tonalizado, com composição transversal dos veios, destaque para a beleza, leveza, design e conforto das cadeiras em couro Tombly da Minotti, e também dos lustres da Mooi.
Na cozinha gourmet da varanda, um bloco de Silestone grafite sustenta a mesa de peroba do campo, desenho do arquiteto, cadeiras do Sérgio Rodrigues indicam a forma descontraída e confortável de receber, seja para um drink ou um jantar entre amigos.
Todo o piso do apartamento, exceto áreas molhadas, fora substituído por tábuas largas de peroba do campo retiradas de uma fazenda mineira. Esse piso passou por um processo de clareamento, mantendo a identidade e rusticidade da madeira e conferindo um ar mais leve e moderno ao espaço. Nas paredes, Mistrer Cryll cinza prata, que traz aos ambientes um ar de acolhimento, além dos painéis de réguas de madeira peroba do campo, peroba rosa, cedro e canela que além da cor aquecem o ambiente com paredes de cimento cinza.
Na cozinha também confere um mix de materiais, a tecnologia dos vidros italianos Panna e vidro reflexivo, cadeiras italianas Papiro da B&Bitalia, silestone grafite do piso e prata das bancadas, com paredes em ladrilhos preto e cinza , portas em réguas de madeira de demolição e mesa de peroba do campo desenho do arquiteto. A cozinha se torna com a mistura acolhedora e contemporânea ao mesmo tempo. Essa tônica de mistura se vê também no lavabo com o Silestone cristal do piso e bancadas, Mister Cryll vinho tinto, metais Hansgrohe contrastam com parede em ladrilho e o espelho indiano.
No banho do casal, o apelo era pela elegância. Dada pelo Limestone perciano, armários com vidros italianos, porta Rimadesio e box com estrutura em aço inox.
No quarto do casal, destaque para a cabeceira em réguas de peroba com perfil de aço inox, abajur Glam da Prandina (Iluminar), cômoda francesa, cama Selene da Maxalto em linho e banco Filemone da Maxalto em couro, cadeira em madeira Pantosh. Os tons crus e caramelos e os materiais naturais, linhos, couros e madeiras, proporcionam um ambiente acolhedor que facilitasse o relaxamento.
No quarto do menino o design de móveis coloridos e lúdicos denota um estilo descolado e atemporal.
Texto fornecido pelo arquiteto.