-
Arquitetos: Atelier d'Architecture Brenac-Gonzalez
- Área: 7820 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sergio Grazia
[Do Arquiteto:] Assim como outros centros de treinamento, esse oferece dois tipos de aprendizado: treinamento vocacionado baseado no trabalho de madeira, carpintaria e manutenção de elevadores e educação mais geral. Treinamento vocacional acontece na base do edifício, porque aqui é também a base simbólica da instituição. Nós tentamos oferecer espaços agradáveis, bem iluminadas, espaços de trabalho práticos e acolhedores, e projetamos com o bem-estar de seus usuários, em mente, ou seja, funcionários administrativos, professores e estudantes. Usando o grande foyer como uma recepção oficial e área de exposição nos permite apresentar uma boa imagem da instituição e da formação profissional como um todo.
Este foyer é visível a partir do exterior através um grande painel de vidro que permite entrever os interiores coloridos com pé direito duplo. A esquina do "bloco oriental" foi escavada para formar uma varanda e guiar os visitantes em direção à entrada e a sala do zelador. A escala monumental do foyer e a grande escadaria central orquestram os movimentos de estudantes que sobem e descem da rouparia, das salas de aula e oficinas.
Um primeiro lance de escadas servem um nível intermediário que abriga a rouparia, e se abre para o mezanino que está por sobre as oficinas de pé direito duplo. Esse patamar também permite o acesso ao centro de recursos e à biblioteca, que estão localizadas em cruzamentos estratégicos. O segundo patamar leva aos escritórios administrativos, a área de recreação, o ginásio esportivo e algumas salas regulares. O escritório onde a manutenção de elevadores é lecionada é a figura chave da instituição e está localizada na ponta norte do "bloco ocidental".
Pode-se abordar este extremo norte a partir da frente e é construído inteiramente de vidro para que os visitantes possam ver os alunos trabalhando, bem como cabines móveis de elevador. Esse desenho arquitetônico prático garante que esta parte do edifício seja uma vitrine do profissionalismo do Centro. A área recreativa pode ser acessada através da entrada do primeiro pavimento e também da ala central que leva às salas de aula. Existe uma parede à prova de som ao longo dos trilhos do trem anexo ao edifício, e ela protege o Centro do barulho excessivo. Esse espaço vazio também poderia ser utilizado para uma extensão futura do Centro.