- Área: 6000 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Gabriel Campuzano
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Fabricantes: Agofer, Alfa, Altacol Norventas Ibague, Argos, Armetales, Ceramicas San Lorenzo, Concretolima, Concretos e Ingenieria, Edelco, Ferre Expo, Ladrillera Mariscal Robledo, Ladrillos Tejas y Pisos Moore, Maderas Proforca, Mekano, Prefabricados Jaime Peñuela, Tolmallas, Tuberias y Herramientas, Tuvacol
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção de escolas nas periferias de cidades colombianas deve ser vista como uma oportunidade para gerar coesão social. Estes equipamentos devem ser capazes de prestar serviços a comunidade que os rodeia, convertendo-se em ponto de referência do bairro e contribuindo com seu desenvolvimento. Assim, é implantada uma área "pública" que chamamos de "bloco cívico", que envolve os serviços e dependências que podem servir a comunidade (sala multiuso, biblioteca, cire, várias quadras). O bloco cívico poderá ser controlado de maneira que durante a semana seja privado para o colégio, e nos fins de semana e feriados estará aberto ao público.
Propomos uma continuação do passeio da rua 63 ao interior do projeto com a "escada do conhecimento", de uso privado com eventual uso público e com acesso possível pelas duas extremidades, o que, por sua vez, é um filtro com o qual se controla o bloco acadêmico, de uso exclusivo do colégio, composto por salas de aula. Nesta "escada do saber" é produzido o encontro entre "o cívico e o acadêmico", criando uma consciência pública nos estudantes desde muito jovens e ensinando a importância de comunidade.
A subida é suave e lenta com plataformas de permanência sob a vegetação, de onde se vê a cidade: é a espinha dorsal da escola, fazendo uma recepção amigável e dando acesso ao centro dos bairros, garantindo o fluxo e a continuidade urbana ao abrir-se para relacionar-se melhor com a cidade. As salas de aula tem orientação norte-sul, aproveitando o desnível que dá vista a cidade; são escalonados em barras horizontais de acordo com os degraus, levando até o pré-escolar, um local seguro com acesso imediato a partir da parte mais baixa.
As salas de aula estão associadas com um pátio próprio, o espaço se converte em uma extensão para o aprendizado. Os salones tem a capacidade de unir-se em grupos de dois como sugere o sistema educacional. O sistema construtivo é composto por uma estrutura de paredes de concreto e blocos de cimento com luzes de 8 metros para os objetos inferiores, com cobertura leve de aluzinc branco revestido com prepex que são suportados por vigas em treliças de ferro e perfis tubulares.
O vento na região permeia as edificações através das treliças modulares de concreto. Os pisos, paredes e jardineiras são uma combinação de paralelepípedos e de pedras de rio cortadas ao meio, de realização fácil e execução econômica na área. Fechamentos em vidro e alumínio proporcionam versatilidade na comunicação e abertura dos espaços. A imagem geral do projeto busca valorizar a relação entre uma arquitetura sóbria com a vegetação exuberante e colorida da região. Uma arquitetura que protege-se do sol e gera espaços de encontro a várias escalas.