-
Arquitetos: Neri & Hu Design and Research Office
- Área: 80000 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Pegenaute, Jeremy San Tzer Ning
Descrição enviada pela equipe de projeto. Antiga capital da China, Xi'an recebe o projeto do Westin Hotel, realizado por Neri&Hu Design Research Office que emerge como um tributo à importância da cidade como um polo de crescimento da região, bem como à sua posição de berço da civilização chinesa. Com 3100 anos de história depositados nas camadas da cidade, Xi'an não é apenas um pano de fundo formidável para o edifício, mas atribuiu aos arquitetos inspirações para ligar intrinsecamente seu passado ao presente e ao futuro.
Chegando ao centro histórico de Xi'an, imediatamente depara-se com a dimensão das suas muralhas. E a arquitetura do Westin inspira-se por essa monumentalidade. Respeitosos ao contexto urbano, o estuque escuro e os blocos revestidos de pedra adaptam-se ao perfil vernacular da arquitetura chinesa. Enquanto os contornos oblíquos e os beirais pendentes são imediatamente reconhecíveis, os detalhes tradicionais são reduzidos às linhas limpas da arquitetura contemporânea minimalista. O jogo ritmado das aberturas recortadas da fachada, que diminuem progressivamente ao longo dos cinco pavimentos da estrutura, dá a ilusão de que a construção se estreita conforme sobe. Cada abertura, revestida em vermelho vibrante, é deslocada para vistas marcantes do Grande Pagode do Ganso Selvagem, além de revelar a espessura da massa edificada, tão arraigada na sua história quanto no próprio solo.
A massa aparente dos volumes arquitetônicos é constantemente confrontada a elementos que proporcionam leveza ao projeto. De longe, é evidente a maior delicadeza do telhado inclinado, tradicionalmente mais baixo. Menos corpulenta e curvada, a cobertura permanece suspensa do andar abaixo por uma faixa envidraçada. Aproximando-se, descobre que todo o conjunto é cercado por um espelho d'água, deixando a impressão de que o edifício flutua. Em ambas as suas entradas, coberturas inclinadas de madeira sutilmente anexadas às fachadas permeiam luzes e sombras e recebem os visitantes. Uma vez no interior, uma agradável surpresa, a luz que adentra pelos pátios de cada bloco, coloca-se como um vestígio da paisagem. O esforço constante dos arquitetos para levar o exterior para dentro manifesta-se ainda mais na escadaria da entrada leste, que conduz os visitantes a um amplo jardim dois níveis abaixo, no centro do projeto, em tono do qual estão os principais espaços coletivos. Como a vila neolítica de Banpo, nos arredores de Xi'an, ou os guerreiros de terracota visitados por milhões a cada ano, a arquitetura é uma celebração do subterrâneo.
Ao longo do trajeto entre a entrada leste o o jardim central está um elemento único do Westin Xi'an, um museu que abriga peças de arte mural antiga da região. O projeto de Neri&Hu para esse espaço parte da noção de que a exposição da arte mural deve diferir dos outros formatos. Como objetos artísticos históricos exigem controle estrito de umidade, iluminação e temperatura, o projeto aplica esses aspectos a unidades independentes, caixas metálicas dispostas nas paredes brancas. Partindo do ideal museológico de "cubo branco", cada unidade é posicionada de modo a expressar sua própria individualidade e aquela do objeto exposto. Destacando os expositores das paredes brancas e enquadrando os fragmentos em separado, é possível apreciar cada um como uma obra de arte única.
O Westin Xi'an possui três restaurantes, cujos interiores também foram concebidos por Neri&Hu. O Restaurante Chinês é um bloco independente que coroa o jardim central a oeste, e sua separação do conjunto permitiu trabalhar com maior liberdade sua volumetria. Jogando com a ideia da cobertura pesada, o elemento inteiro revela-se como uma mansarda que se projeta até aparentar que flutua sobre o solo. Lucarnas iluminam o interior, onde a estrutura fica aparente. Os salões de jantar privativos são contidos em um bloco de tijolos com rasgos verticais que trazem luz e vistas inesperadas. O conceito do Restaurante Japonês deriva do palco do teatro Kabuki, onde os atores cercam a plateia e encenam ao seu redor. Ali, a circulação dos funcionários é elevada no perímetro, com as mesas no centro. Continuando com o tema da performance, o restaurante diurno possui áreas de refeições e buffet envidraçadas no centro. Como em uma vitrine, a comida e o espetáculo do banquete tornam-se os pontos focais.
Através da interpretação inovadora do Neri&Hu Design Research Office’s das referências históricas, o Westin Xi'an homenageia essa antiga cidade, simultaneamente transcendendo leituras preconcebidas da arquitetura chinesa.