-
Arquitetos: Argola Arquitectos, Flint Archicture
- Área: 413703 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Alberto Ruiz López & María Giménez Molina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício é uma resposta à necessidade de expansão do jardim de infância do Saint Exupéry, pertencente ao Liceu Francês em Madrid.
A proposta arquitetônica tem três objetivos principais:
INTEGRAÇÃO, respeitando a paisagem urbana e arquitetônica pré-existente.
SINGULARIDADE FORMAL E CONCEITUAL, para transmitir uma imagem moderna, que contribui positivamente para o aumento da percepção social do papel de vanguarda cultural da Escola Francesa.
FUNCIONALIDADE. Sem concessões, com ligação entre o layout e o programa funcional, a resolução de controle de acesso, o tráfego de pedestres, segurança e logística. As soluções de construção mais adequadas foram escolhidas pela qualidade, custo, durabilidade e facilidade de gestão e manutenção, tudo dentro das possibilidades orçamentárias previstas.
INTEGRAÇÃO
A integração arquitetônica é alcançada através da utilização de fachadas de tijolos, presentes tanto na construção existente como nos serviços comuns na nova construção.
Esta estrutura, suporta uma construção mais leve feita de paredes de vidro coloridos, que se alinha com a geometria da construção existente.
Assim, em torno do novo edifício nós geramos um número de diferentes espaços, densamente arborizados, para serem usados como um jardim de acesso à quadras de esportes e aos playgrounds dos alunos do ensino fundamental e universitário.
SINGULARIDADE FORMAL E CONCEITUAL
Procuramos enfatizar o contraste entre o peso da construção de tijolos e a leveza e transparência da construção em vidro.
Cor e luz foram foram tomadas como ponto de partida para a concepção dos edifícios e seu design interior.
Exteriormente, os painéis de vidro das fachadas alternam entre transparentes e opacos. Além de controlar a quantidade e a cor da luz solar no interior, dá as fachadas uma riqueza formal e define as características essenciais da sua imagem arquitetônica.
No interior, este código de cores foi levado para as salas de aula e áreas comuns, destacando cada um deles por ter todos uma combinação de cor diferente em pisos, paredes e quadros.
FUNCIONALIDADE
A concepção do edifício tem utilizado a racionalidade na concepção dos espaços e nas soluções de construção.
Também projetamos uma série de pátios que fornecem luz natural e ventilação para todas as áreas comuns. eles funcionam como uma extensão exterior das salas de aula elementares no térreo. As salas de aula localizadas no lado sul obtém a sua luz solar através destes pátios, permitindo assim que as janelas do Sul a sejam menores.
Nesta fachada, persianas de controle solar são integradas na construção para limitar a radiação solar.
Em contraste, as salas de aula da fachada norte foram projetadas com grandes painéis de vidro incolor, que também permitem uma boa visão da Serra de Guadarrama.
O edifício tem um sistema de controle central, o qual regula o fornecimento de ar limpo e filtrado a partir de fora, ou a abertura e fechamento de escotilhas de acordo com as condições externas. Ele controla igualmente o recolhimento e tratamento de água usada e a água da chuva, a ser utilizada em vasos sanitários ou rega, minimizando as perdas de energia e da utilização de água para o funcionamento do edifício.