-
Arquitetos: LINK arkitektur
- Área: 2100 m²
- Ano: 2008
-
Fotografias:Hundven-Clements Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Igreja Froeyland Orstad foi construída em 2009 e tem 2.100 m². É dividida em dois níveis com 600 lugares. Esta é a primeira igreja da Noruega a ter uma piscina batismal. Em 2009, este projeto ganhou o prêmio de melhor acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. Além de ter a maior média da Noruega de fieis frequentando em 2010.
Os participantes do projeto foram reunidos para garantir um projeto com foco no desenho universal. Este mostra a criatividade e um novo pensamento. O desenho universal está integrado na concepção global e no conceito.
A expressão e o desenho relaciona-se com a paisagem da costa oeste da Noruega, onde a igreja está localizada, a 25 km ao sul de Stavanger, em uma pequena aldeia chamada Orstad. Nesta região, o terreno é aberto com grandes superfícies planas e uma parte montanhosa. O edifício foi implantado diretamente no chão e tem uma cobertura verde, funcionando como uma extensão visual da bela paisagem ao redor. Esta cobertura é inclinada em um plano contínuo em duas direções. A composição de formas triangulares brancas e a combinação de estruturas verticais e horizontais tem um expressão sacra e moderna muito forte.
Quando você se aproxima da igreja, ao longo de um caminho central há cenas com peças de concreto retratando citações bíblicas. Este caminho central começa do lado de fora com guia você até o altar. Há duas aberturas atrás do altar que mostra o mundo exterior. As curvas do forro de madeira criam um espaço íntimo na entrada e aumenta drasticamente como nuvens no céu.
O altar, bancos com apoios para os joelhos e outros mobiliários foram produzidos e desenvolvidos por uma equipe local e tiveram um desenho especial para este projeto.
A entrada é flexível, serve também como uma área de serviços que se misturam, cafeteria, encontros, etc. No térreo há salas para atividades de crianças e jovens. As paredes e todos os outros materiais foram pensados em tons claros, com alguns contrastes em áreas especialmente selecionadas.
As luzes são principalmente indiretas, criando um espaço poético. À noite, a iluminação externa enfatiza a forma da igreja.
Este projeto não é uma igreja tradicional, em todos os sentidos, além de ser um edifício votado para o futuro com soluções especiais térmicas, de iluminação e de som.