-
Arquitetos: Alexandro Velázquez Moreno
- Ano: 2012
-
Fotografias:Moritz Bernoully
"Uma casa de fim de semana com bagalôs para alugar ou para receber amigos próximos e familiares ...", sob esta premissa surge La Lagartija, localizada em uma área pouco desenvolvida do círculo de Avándaro em Valle de Bravo. O desafio era justamente a encomenda, trabalhar em dois programas arquitetônicos ao mesmo tempo: a criação de uma casa e bangalôs independentes, mas que pudessem se comunicar e se relacionar.
Para aproveitar as espetaculares paisagens naturais, a proposta foi intimamente relacionada com a vegetação em torno da propriedade e com elementos como luz, sombra, o som da água e do vento. As curvas de nível foram usadas para direcionar o projeto, otimizando recursos e criando vistas belas do lago e rio. Uma das características mais notáveis que foi alcançada, graças às visuais da arquitetura típica da região, foi a reinterpretação da tipologia da mesma para recriá-la em La Lagartija. Com o metal, a pedra, o barro e a madeira foram criadas diferentes texturas que remetem o usuário à arquitetura vernacular. Nota-se que a cor da casa vem da terra do lugar.
O respeito pela natureza é essencial. Foi quase totalmente evitado o corte de árvores na área. A casa foi desenhada de forma irregular, com ângulos agudos, para contornar algumas árvores de grande porte e dar-lhes destaque. Do estudo bioclimático realizada no início do projeto, foram introduzidos sistemas de isolamento de fachada incentivando maior conforto e economia de energia significativas.
A proposta espacial, com base em compressões, descompressão e eixos não ortogonais, permite que o percurso se torne uma experiência corporal e cria sensações diferentes aos usuários. Em termos de estrutura, as colunas foram concebidas especialmente para La Lagartija, a fim de realizar fielmente a premissa inicial.