-
Arquitetos: FARM
- Área: 1116 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Bryan van der Beek & Edward Hendricks
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um conto de duas casas - aparência similar, ainda que independentes e se unindo para formar um todo coerente. Os dois blocos assestam-se em um pedaço imenso de terra, pertencentes, respectivamente, aos pais aposentados e um de seus filhos.
Esta separação da casa em dois blocos, em parte, uma resposta à escala do terreno, é também um breve exigência dada pelos clientes. Programaticamente, isso consiste de um bloco de dois andares com a principal área de estar e quarto principal, e um bloco de habitação térrea das abrigando as áreas de entretenimento da casa.
O que liga esses dois volumes juntos é o grande pátio central na entrada expressa em uma geometria austera de piso de granito e paredes, um óculo organicamente formatado e uma plantação minimalista de seis árvores esguias. Como uma pintura de paisagem chinesa escassa e ainda astuta, isso define o tom para o resto dos espaços.
O projeto paisagístico, semelhante ao da casa, também é experienciado em múltiplas camadas correlatas. A sua inspiração a partir da filosofia do jardim chinês clássico onde a vista são emprestadas através de recortes e vistas, e onde as linhas de visão e espaços começam a se sobrepor.