A equipe espanhola de arquitetura, formada por el fabricante de espheras + Espai MGR + A&G Proyectos y Desarrollos, acaba de vencer o primeiro prêmio na competição de idéias para o novo Palácio do Esporte e da Juventude de Kaluga na Rússia. O projeto fornece infraestrutura desportiva, galerias comerciais e quartos de hotel projetados com base em uma arquitetura inovadora e de alta tecnologia. O conceito vencedor é explicado como uma flor que protege do frio da cidade de Kaluga e contém uma série de espaços para a prática de esportes, lazer, turismo e relaxamento. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
O projeto é um complexo de última geração, não somente por suas soluções técnicas mas também pelas soluções sócio-urbanas representadas por: uma infraestrutura para o lazer, serviços especializados para o esporte e lazer em geral, com operação flexível e contínua além das competições esportivas. O desafio foi resolver um programa muito diversificado com linguagem única, ordenada e clara. Nosso objetivo é que o complexo ofereça à cidade uma construção sem paralelos e icônica, que os cidadãos o sintam como um centro próximo fisicamente e acessível financeiramente, enquanto sua identidade é exclusiva.
A tecnologia de pele de fibra de carbono é o principal objetivo para o futuro do centro de esportes, com um isolamento térmico que dá a identidade representativa, permitindo muitas variações dependendo da radiação solar e da iluminação interna.
O complexo terá três caminhos ligados uns aos outros, compondo parte do formato de flor. O caminho unicamente exterior, que através de saliências e transparências, acolherá pedestres para observar algumas atividades no interior; o caminho público interno, que se torna parte de um espaço urbano existente; e finalmente os caminhos privados do complexo para usuários, sempre mantendo conexão visual entre os diferntes ambientes.
Desenhando a planta
O formato do edifício é uma resposta ao processo de locação no meio ambiente: para esticar a planta e organizar o programa, para liberar espaços e para estender as rampas que ligam o espaço público ao interno.
A Arena Central
Como ponto de partida para o projeto, a arena central é disposta na melhor posição para tirar proveito da superfície do terreno. Uma galeria em forma anular em torno da arena pública, conecta o conjunto de espaços programáticos.
O Formato de Flor
O edifício adapta sua pegada ao redor da arena, simplificando irregularidades do terreno para obter o máximo de proveito do local. Nas diferentes pétalas, o programa começa a se especializar: o centro de esportes, as arquibancadas do estádio, o hotel e centro de convenções, uma galeria comercial.
Levantando o edifício
O volume erige do solo em seu perímetro, revelando uma série de espaços cobertos entre a rua e o interior, possibilitando a ligação com as atividades esportivas e a atmosfera da rua.
Mostrando os Espaços
O edifício se tornou aberto aos espaços públicos na Rua Lenin através de uma série de planos inclinados conectando a praça de entrada com todos os níveis: para o centro de convenções e hotel, para o estacionamento no subsolo, para o nível da arena central, para o nível da galeria pública... um conjunto de níveis que mostra a todos o interior do edifício. O edifício estende-se para baixo no tereno como em todo o espaço central da arena. Tudo se volta a este espaço principal representativo e poli-funcional, flexível para todos os tipos de eventos: estádio de futebol, centro esportivos, arena de skate, pista de corrida, shows, grandes eventos.