- Ano: 2013
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Fotografias:Kyungsub Shin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pouco antes de antes do distrito de Gangnam tornar-se internacionalmente conhecido como o destino dos novos ricos da capital sul-coreana através de um sucesso do K-Pop, MVRDV foi contratado pela Woon Nam Management Ltd. para reformar um edifício na cara Rua Apgujung, na área. O Edifício Chungha foi completado na década de 1980 e estava sendo considerado ultrapassado para a rua dominada por lojas de grifes. A transformação, que adicionou mais um pavimento à construção, foi feita em nove meses.
A edificação havia se tornado uma mácula na paisagem mutante dominada por lojas sofisticadas. Na sua fachada, uma coleção de letreiros disputava pela atenção dos passantes, arruinando a sobriedade do revestimento em pedra natural. O térreo é ocupado pela marca de acessórios em couro francesa Louis Quatorze; acima dele estão uma organizadora de festas de casamentos, uma associação comercial e duas clínicas de cirurgia plástica, cuja necessidade de discrição foi levada em conta no projeto. Nestes pavimentos as janela são fechadas hermeticamente, contribuindo ainda mais para o desgaste visual da estrutura.
O conceito da nova fachada é simples: Chungha é um edifício com identidade múltipla transformado em uma coleção de vitrines de modo que cada empresa tivesse uma tela para se apresentar. O edifício torna-se mais publicitário, e nesse sentido paradoxalmente mais honesto.
Arestas curvadas foram adotadas como a melhor solução devido ao grande número de vitrines, e um revestimento em mosaico dialoga com essas formas. Luzes de LED mudam a aparência do edifício. MVRDV teve nove meses para completar a reforma. Para tornar ainda mais complexo o processo, o espaço para a obra era limitado - cinco pavimentos de altura, mas somente 2,5 m na sua porção mais ampla. Os trabalhadores tiveram de se equilibrar e comprimir em passagens estreitas.
Uma vez descoberto, o edifício parecia renascido, suas grandes aberturas repletas de pôsteres transparentes que permitem mudanças nas propagandas das marcas e dão privacidade aos cirurgiões plásticos. Uma adição de 10% na cobertura será destinada a um café com terraços abertos, resultando em uma área total de 2.820 m². O revestimento exterior da fachada, que parece uma espuma branca visto de perto, e pedra visto ao longe, também foi usado na calçada e no saguão.