- Ano: 2012
-
Fotógrafo:Marcos Morrilla
CAEaCLAVELES é um projeto de residência e hotel desenvolvido por longo+roldán arquitectos em conjunto com a artista Emma Fernández Granada. Selecionado pelo Premio Asturias de Arquitectura 2012, busca preservar a elementos da paisagem mediante uma arquitetura simbiótica com o meio.
A pequena e singular construção situa-se em uma propriedade de 8.000 m² em La Pereda, em Llanes, Astúrias. Um entorno natural privilegiado composto pela paisagem preservada da Costa Oriental da Serra del Cuera, junto ao mar e ao relevo cárstico.
Para reduzir o impacto no ambiente, a edificação adapta-se à topografia peculiar simulando uma colina similar Às existentes, concebida como um volume orgânico cujo espaço interior é projetado com base na vegetação circundante e se abre aos bosques do entorno. Assim, a paisagem flui e atravessa o fechamento de vidro do volume.
A estrutura acolhe os dois usos em um único volume e constitui-se basicamente de uma laje de concreto curva que sustenta a cobertura vegetal que define a integração paisagística. Destinada a plantação, a cobertura funciona como um prolongamento do solo, recuperando a superfície do terreno utilizada. Uma parede estrutura também curva revestida de perfis verticais de alumínio separa a residência do espaço do hotel.
O objetivo é oferecer aos hóspedes uma alternativa de turismo que promova o entendimento do entorno natural e sua conservação, com base no desenvolvimento sustentável, com respeito e disfrute do meio ambiente. O diferencial é o investimento em novas relações entre o turismo rural e as potencialidades da arquitetura contemporânea.
O resultado é uma proposta arquitetônica completamente orgânica quanto a suas formas e entorno. Uma síntese entre delicadeza e força geométrica, na qual arquitetura e paisagem se mesclam graças ao contraste entre a solidez da laje de concreto que sustenta a cobertura e a leveza dos fechamentos de vidro.