3XN acabou de ganhar o primeiro prêmio na competição internacional pelo seu projeto do novo edifício para a Faculdade Técnica da universidade alemã Duale Hochschule Baden-Württemberg (DHBW). Com sua visão de criar um ambiente de aprendizagem aberto, inspirador e social, o edifício é para ser um projeto farol para a aprendizagem acadêmica - um ambiente de aprendizagem inovador e produtivo, em que alunos, professores e representantes da indústria podem se encontrar. Mais imagens e descrição pelos arquitetos a seguir.
Transparência e comunicação têm sido os principais conceitos no projeto vencedor do 3XN, que é concebido como um "campus vertical" para apoiar os objetivos da universidade de auto-conhecimento, inovação, funcionalidade e rentabilidade. O prédio da faculdade voltada para o futuro simbioticamente reúne uma série de instituições que até agora estiveram espalhados por Stuttgart.
O edifício está localizado perto do centro da cidade de Stuttgart em uma área caracterizada por uma variedade de universidades e instituições de ensino, edifícios residenciais e espaços verdes, dando potencial para que a construção desse apoio para uma vida urbana rica e ativa. O edifício aumenta este potencial, deixando margem para novos espaços urbanos, sob a forma de três praças, que por exemplo permitirão que o café da universidade tenha uma área de jantar ao ar livre.
O edifício tem uma fachada pentagonal aberta e transparente dividida num número de faixas horizontais, as quais foram divididas assim para a marcação das entradas principais e produzindo balanços e terraços tanto abertos como cobertos. Esta característica dá a identidade da construção e uma expressão escultural.
O átrio central no núcleo do edifício tem uma série de funções: é um ponto de encontro social, que também facilita a orientação e o wayfinding para os usuários e visitantes do edifício. Junto com a escada em espiral que vai por todo o caminho para o piso superior, o átrio cria ainda mais a comunicação vertical entre todos os níveis e funções. Um elemento importante para a interação social é a "ponte" - um elemento de ligação para todas as três entradas principais, que devido à sua localização central, pode também ser utilizado como uma passagem geral.
A divisão dos ambientes de cada um dos andares é projetada para assegurar que cada peça tenha tantos aplicativos quanto possível e possa ser usada em várias disciplinas que estão sendo ensinados. Vários espaços de frente para o átrio foram deixados em aberto para garantir espaços de reuniões informais e sociais.
Arquitetos
Localização
Stuttgart, AlemanhaCliente
O Estado da Federação de Baden-Württemberg, Vermögen und Bau, Amt Schwäbisch GmündFunção
Edifício UniversitárioGross Floor Area
25,000 m2 / Net floor Area: 15,000 m2Capacidade
2,500 estudantesOrçamento
7,000,000€Ano
2013Fotografias
3XN