-
Arquitetos: HOK, MacCormac Jamieson Prichard, Sheppard Robson
- Área: 484375 ft²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: Gretsch-Unitas
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova estação de transmissão da BBC (BBC New Broadcasting House) é o novo centro de transmissão multimídia no coração de Londres. Este equipamento de nível mundial é a nova casa icônica da rede e dos serviços globais da BBC em televisão, rádio, jornais e internet.
Concretizando a visão da "One BBC", a New Broadcasting House traz serviços digitais mais simples e integrados para o público, bem como um ambiente mais simples e criativo para a equipe. Pela primeira vez, jornalistas de BBC News, Global News, Audio & Music e World Service foram reunidos em um ambiente multimídia de 45.000 m². O edifício abriga aproximadamente 6.000 funcionários, três canais de notícias 24h, nove estações de rádio e 26 serviços em línguas estrangeiras, alcançando uma audiência ao redor do mundo de mais de 241 milhões de pessoas
A junção dos funcionários e serviços em um avançado centro de mídia integrado criou oportunidades sem precedentes para criar colaboração e partilha de conhecimento e criatividade entre programas e departamentos. A BBC procurou uma parceria no projeto do interior com soluções inovadoras, criando um ambiente de trabalho inspirador, animador e vibrante para tirar proveito desta oportunidade. Desde o início, a BBC deixou claro que o projeto deveria valorizar o investimento ao fazer o melhor uso do espaço; incorporar tecnologia digital de ponta para melhorar a qualidade e possibilitar maneiras mais eficientes de trabalhar; e ser altamente flexível para assegurar que a estação acompanhe o desenvolvimento tecnológico futuro. Também foi importante que a New Broadcasting House proporcionasse maior acesso ao público, permitindo ao público interagir com a BBC.
Com um desejo de que o interior da New Broadcasting House estivesse constantemente no ar, o desafio para HOK foi garantir que o projeto refletisse a marca e o caráter da BBC como um todo, ainda que reconhecendo as identidades distintas dos diversos departamentos. Foi fundamental que todos os cenários dentro do edifício fossem adequados à transmissão, e portanto o projeto precisou se basear inteiramente na paleta de cores da marca, em tons de vermelho e laranja.
Por todo o edifício, HOK trabalhou com sua equipe de designers para desenvolver, sob medida, gráficos inovadores que ressaltassem a identidade distinta de cada departamento. Em cada pavimento, gráficos foram utilizados para nomear as salas de reunião em vidro, celebrando o talento da BBC no passado e presente, enquanto no World Service os gráficos prestam homenagens a ex-colegas perdidos em conflitos.
O envolvimento com as principais pessoas da BBC fez parte do projeto desde o início. HOK trabalhou ao lado de membros da equipe de toda a BBC para garantir o desenvolvimento de uma variedade de soluções para atender a uma evolução constante. O resultado é um interior pragmático, flexível e criativo.
No coração da nova estação está a redação da BBC, um espaço livre de pilares, cercado por áreas técnicas e naturalmente iluminado através do átrio de oito pavimentos acima. A redação é um dos maiores espaços de transmissão ao vivo do mundo, e foi portanto essencial que o projeto ficasse à altura das pressões demandas de um ciclo de notícias de 24h. HOK trabalhou com editores testando diferentes possibilidades através de maquetes de mobiliário, garantindo funcionalidade máxima. O design resultante, centralizado e ao mesmo tempo difuso, ajuda efetivamente a canalizar novas reportagens entre as equipes, e salas de edição e estúdios de transmissão se localizam ao redor do perímetro do pavimento da redação. V-Pods - módulos de telepresença sob medida - também foram adaptados para proporcionar espaços flexíveis de estúdio adicionais.
Durante sua pesquisa, HOK determinou que espaços privados também seriam primordiais dentro da redação, especialmente para edição de notícias e desenvolvimento de histórias. Foram projetados oito tipos diferentes de salas de reunião privadas, classificadas como espaços de trabalho colaborativos ou discretos, incluindo salas, pods e até poltronas que podem se tornar espaços reservados de trabalho.
Em outras partes do edifício foram projetadas duas áreas de transmissão ao vivo, no segundo e quinto pavimentos, proporcionando espaço para transmissão online em vídeo, programas de rádio e TV, e um total de 50 estúdios de rádio e edição de tecnologia de ponta. A flexibilidade dos espaços de gravação foram cruciais, e HOK trabalhou com vários especialistas técnicos para desenvolver um projeto inovador para caixas de vidro leve para estúdios. Localizados dentro do espaço aberto de escritórios, os 23 estúdios de vidro estão situados nas imediações do World Service e BBC News Broadcast, permitindo às equipes fazer transmissões de rádio ao vivo em nível global em um curto prazo. Cada estúdio tem uma caixa de luz em torno da parte superior que é usada como indicador externo - branco é a cor padrão, âmbar indica ensaios e vermelho indica 'no ar'. O uso de vidro para um estúdio de rádio é incomum, mas permite que sejam controlados por fora por um responsável, individualmente ou em pares ou trios.
A nova estação é projetada para ser ocupada em uma proporção de 1:1,5. Enquanto espaços de trabalho foram acomodados em departamentos especializados, nos outros lugares HOK instalou agrupamentos de estações de trabalho com dados e tomadas adicionais, para assegurar sua adaptação para lidar com possíveis aumentos de tamanho das equipes em caso de uma grande notícia de última hora. Uma mistura de 57 salas de reuniões que podem ser reservadas ou não e 72 pontos de trabalho fornecem espaço de trabalho formal adicional.
Por todo o edifício, HOK projetou uma variedade de espaços colaborativos informais. Dois espaços de descanso em cada andar foram distribuídos ao redor do ciclorama com vista para All Saint’s Church, com conjuntos de mobiliário solto posicionados para aproveitar ao máximo esta vista privilegiada de Londres. Enquanto isso, espaços menores e silenciosos são agrupados em torno do perímetro dos dois átrios maiores, com mobiliário projetado para aumentar a privacidade. Uma série de estandes ou vagões situados em frente aos átrios proporcionam espaços de trabalho em grupo adicionais em cada pavimento. A parede posterior de cada estande foi coberta com fotografias de cidades globais onde a BBC tem sede, incluindo Cabul, Jacarta, Istambul e Nova Deli. Uma série de novos espaços públicos foi criada no coração do novo complexo, que abre a nova estação e cria um diálogo entre público, visitantes e equipe. Uma nova passagem pública atravessa o centro do local proporcionando um foyer para o Radio Theatre, que se abre para o Media Café onde o público e os funcionários podem interagir. O espaço do Media Café foi projetado para que possa ser usado de várias formas diferentes: como um espaço de espera para o público ou espaço de exposições e eventos. Ao longo do comprimento do café há uma janela envidraçada que possibilita uma vista única para o BBC Newsroom abaixo, fazendo do Media Café um elemento chave das visitas à BBC.
Tecnologia digital foi utilizada para exibir a produção da BBC por todas as áreas públicas. Notícias em uma barra de mensagens inovadora na área da recepção mostram notícias de última hora, enquanto nove telas adicionais exibem programas de toda a BBC. No Media Café, caixas suspensas na cobertura exibem transmissões ao vivo. Sustentabilidade foi uma questão essencial para a BBC, portanto um foco em credenciais ambientais fortes e a durabilidade de móveis e equipamentos internos foi importante. A decisão por fornecedores em sua maioria britânicos agregou valor ao apoiar empresas do Reino Unido e defender o talento britânico emergente. O edifício espera conseguir um "Excelente" no BREEAM.