-
Arquitetos: HCMA Architecture + Design
- Área: 530 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Martin Tessler
Descrição enviada pela equipe de projeto. A creche de UniverCity está localizada no centro da Simon Fraser University, comunidade de alta densidade e sustentável de UniverCity. A unidade abriga 50 crianças de 3 a 5 anos. O edifício dispõe de dois "centros" com espaços separados e serviços para 2 grupos de 25 crianças, assim como um espaço "comunitário" para o uso compartilhado e interação entre os dois grupos. Além dos 9 funcionários do SFU Childcare Society, a creche também hospeda pesquisadores acadêmicos da Simon Fraser University que utilizam a unidade como um laboratorio vivo para observar e conduzir estudos inéditos sobre educação infantil.
Teoria + Princípios do Design
A UniverCity Childcare é a primeira creche no mundo a integrar-se ao Living Building Challenge™, os requisitos para construção verde de última geração que vão além da LEED Platinum, juntamente com a renomada pedagogia infantil Reggio Emilia. O modelo programático educacional único de Reggio Emilia baseia-se em um profundo respeito pela curiosidade das crianças, seu potencial, e seu direito de comunicar-se através de diversas linguagens utilizada para auto-expressão. Além da programação educacional única, a ambiência é considerada uma "terceira professora". A beleza e o encantamento são transmitidos através dos materiais, superfícies e qualidade da iluminação dos centros pré-escolares. A unidade da creche em si se torna um laboratório para aprendizagem auto-dirigida. Fornecendo oportunidades ímpar, tanto externas quanto internas, para as crianças explorarem a água, a luz, o ar, a gravidade, a vegetação e as mudanças sazonais.
A equipe de projeto adotou uma abordagem educacional multifacetada desde as primeiras fases do projeto. Oficinas de design integrado garantiram que a input dos usuários e das partes interessadas seriam incorporadas ao design enquanto poderiam ser informados da natureza única do projeto.
Contexto + Local
Como parte das exigências do programa Living Building Challenge, o projeto foi construído em local anteriormente desenvolvido com quase nenhum impacto sobre os ecossistemas naturais. Através da coleta de água pluvial em uma cisterna de 10.000 litros para uso conjunto ao edifício, o escoamento de água da chuva será reduzido significantemente. Qualquer escoamento adicional será absorvido pelo terreno e, se necessário, desviado para o sistema de tratamento de águas pluviais da cidade. O paisagismo incorpora a vegetação nativa e adaptável que não requerem irrigação após o período de estabelecimento inicial.
UniverCity é projetado para ser uma comunidade compacta, de uso misto e baseada em quatro pilares sustentáveis: meio ambiente, equidade, economia e educação. A creche não fornece vagas de estacionamento e está a apenas um minuto do terminal de integração da SFU University. Também é facilmente acessivel a pé pelos moradores atuais e futuros da comunidade, uma vez que está localizada dentro de UniverCity.
Orçamento + Limitações de Tempo
O UniverCity Childcare Centre está atingindo todos estes ambiciosos objetivos, e ainda custa menos para ser construido do que creches convencionais em outras partes da região.
Princípios de Sustentabilidade
Os critérios de Living Building Challenge influenciaram as estratégias de design sustentável para este projeto. A decisão de seguir o mais avançado e rigoroso programa de certificação para construção verde resultou em uma rede de energia-zero, uso de água na construção-zero com uma qualidade do ar interior saudavelmente exemplar e matérias-prima de fontes responsáveis e locais. A LBC foi um catalisador para a contribuição do projeto no âmbito social, econômico e sustentabilidade ambiental.
Em uma oficina integral antes da ocupação, todos os consultores e o empreiteiro informou o grupo de usuários e o cliente sobre as características sustentáveis do edifício e o uso correto dos vários sistemas construtivos. As crianças da creche também convidaram o Arquiteto Principal a comparecer e palestrar a eles para que possam ter uma melhor compreensão do que é um edifico vivo. A interação com o grupo de usuários e ocupantes do edifício continuará durante o período de um ano de modo monitorado, requisito de Living Building Challenge. Os dados em tempo real do desempenho do edifício tambem estarão disponíveis através de interface amigável, e de fácil compreensão alimentado por um programa de monitoramento de sistemas construtivo.