-
Arquitetos: Hideo Horikawa Architect & Associates
- Área: 39 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Katsuhisa Kida
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício funciona como escritório/armazém de uma pequena empresa. O primeiro andar é destinado ao escritório, e o segundo, ao armazém - cujo espaço limitado foi maximizado a fim de ampliar a área de depósitos. Uma das preocupações do projeto foi incorporar um conceito que de fato expressasse a empresa cliente.
O cliente é uma empresa que fornece shampoos e cosméticos para salões de beleza e estuda a ciência do cabelo e seu crescimento. Pilares de madeira penetram no telhado, servindo de suporte para o mesmo, assim como para as prateleiras. Embora os pilares cumpram uma função importante de sustentar parte da estrutura, também são uma metáfora para cabelos e procuram evocar a imagem da marca.
"Embora este projeto se afaste de ações arquitetônicas gerais para a construção de edifícios, começando pelo "ato da intersecção, este é uma parte do meu trabalho que fica na fronteira entre arquitetura e a arte".
"Tenho tentado discutir arquitetura através da coalizão de duas ações não-arquitetônicas conflitantes de "penetração" e "enclausuramento".
"É possível explorar uma peça de arquitetura proveniente de uma ação não-arquitetônica que não é construtiva? No projeto em construção, tentei pensar na arquitetura pelo volume enclausurado. Métodos pouco ortodoxos de arquitetura, criados a partir de traços inconscientes da mão, sobressaem para mim."