O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, promovido pela Escola da Cidade, retoma suas atividades deste segundo semestre na próxima quarta-feira, 07 de agosto.Na data serão promovidas duas palestras consecutivas - início às 17h30 - com os convidados Luiz Paulo Baravelli e Teodoro Fernández.
Palestra - 17h30
Luiz Paulo Baravelli (São Paulo SP 1942). Pintor, desenhista, escultor, gravador, professor, cronista. Cursou desenho e pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, entre 1960 e 1962. Nessa época, estudou com Wesley Duke Lee (1931 - 2010), cuja obra tornou-se uma referência importante em sua produção. Em 1964, iniciou o curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP). Lecionou desenho na Escola Superior de Desenho Industrial de Ribeirão Preto e no Instituto de Artes e Decoração (Iade), em São Paulo. Participou da fundação da Escola Brasil:, juntamente com Carlos Fajardo (1941), José Resende (1945) e Frederico Nasser (1945). Foi coeditor da revista Malasartes, entre 1975 e 1976, e da revista Arte em São Paulo, no período de 1981 a 1983. Escreveu também crônicas para o jornal Folha de S. Paulo, entre 1985 e 1986. No início de sua carreira, realizou pinturas que se aproximam da arte pop. No fim dos anos 1960, criou objetos com base em materiais industrializados. A partir da década 1970, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura. Realiza obras nas quais emprega frequentemente suportes de formato irregular, sendo temas predominantes a paisagem urbana e a figura humana.
Palestra - 19h00
Teodoro Fernández (San Sebastián, Espanha, 1948) é arquiteto e paisagista formado pela Universidade Católica do Chile, especialmente dedicado a projetos de habitação social, arquitetura universitária e arquitetura civil. Foi professor em várias universidades, entre elas: Universidade del Desarrollo, Universidade de Concepción, Universidade Ricardo Palma de Lima e Universidade Nacional de La Plata na Argentina. Atualmente é professor titular na Universidade Católica do Chile. Entre suas principais obras destacam-se: Centro Cultural Estação Mapocho, Parque Inés de Suárez, Parque Bicentenario e Edifício MOPTT La Serena. Suas principais premiações foram: prêmio Fermín Vivaceta (2002), Reconhecimento de Excelencia Acdemica (2008) e prêmio internacional Reina Sofia de Patrimônio Cultural, pelo Centro Cultural Estação Mapocho (2008). A palestra de Teodoro Fernández é resultado de uma parceria entre o Seminário, o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura” e a Revista Projeto Design.
Data: 07/08/13 (quarta-feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório da Aliança Francesa
Endereço: Rua General Jardim, n.º 182 - São Paulo – SP
O evento é gratuito e aberto ao público. Compareçam.