-
Arquitetos: Andreas Feder, Eva Alvarez Salvador, Hidalgo Mora Arquitectura
- Ano: 2011
-
Fotografias:Diego Opazo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Dança Liria está localizada ao lado do Conservatório de Música, reunindo, em uma mesma área, educação artística oferecida pela cidade de Liria, popularmente conhecida como "Cidade da Música".
O edifício, que é resolvido em uma única planta, é dividido em dois corpos de diferentes volumetrias articulados entre si por meio de três peças de vidro, duas que conectam os vestiários diretamente com as salas de dança individuais e um terceiro maior que leva aos três salões de dança.
O primeiro volume dá para a rua Trencall e abre para o exterior através de grandes vidros que iluminam o edifício e conecta com o espaço público. Este volume abriga o acesso principal, o hall - em que um grande buraco de vidro se abre para a paisagem - a recepção, a administração, os banheiros e os vestiários.
Atrás dele está um segundo corpo cúbico de maior altura, que por precisar de intimidade se separa voluntariamente da rua para abrigar as salas de dança. Existem três salas, sendo uma central e duas laterais, simétricas e maiores. Todas as três têm grandes aberturas envidraçadas, que dirigem seu olhar para o cenário espetacular, um vasto jardim que se estende ao pé da cidade de Liria.
Grades de aço enferrujado de perfis tubulares inclinados protegem as vistas para o exterior, além de incorporar ao espaço interior um interessante movimento por um sutil jogo de luzes e sombras.
Celosías formadas por perfiles tubulares inclinados de acero oxidado protegen de las vistas exteriores y del exceso del soleamiento, al tiempo que incorporan al espacio interior un interesante movimiento mediante un sutil juego de luces y sombras.