-
Arquitetos: Goko MX
- Área: 1560 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Aki Itami R.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma das principais entradas da Cidade do México encontramos um edifício em ruínas que precisava de uma nova vida. Localizado em uma área de trânsito caótico e saturação visual, a intervenção precisava ser simples, honesta e discreta para se destacar naquele meio.
Limpamos o edifício removendo todos os itens desnecessários acumulados ao longo dos anos e usamos uma variedade de materiais como camadas, 'véus' para proteger e criar cenários apropriados para cada espaço e função.
O revestimento de controle solar passivo Aluzinc da fachada nos ajudou no interior, com a iluminação natural indireta ideal para o trabalho e para conseguir a temperatura certa. Isso reduziu o uso de iluminação artificial e evitou o controle climático proporcionando economia significativa de energia. Os tons de cinza e branco usados no exterior conseguiram fazer o volume se perder no céu cinzento da cidade, gerando uma quebra na rua saturada.
A entrada do edifício se dá através de um corredor branco que funciona como um filtro. Este corredor termina em um átrio central de cinco pavimentos que funciona como pátio, onde os escritórios são naturalmente iluminados por aberturas zenitais. Aqui encontramos uma segunda cortina de véu translúcido de quinze metros de altura feita de material reciclado. Ela permite a passagem de luz natural até os escritórios, mas ao mesmo tempo funciona como barreira visual e acústica entre áreas públicas e privadas. A vista a partir desse hall é emoldurada pelo céu acima ou um segundo pátio aberto, contido por uma terceira cortina verde.
Esta estratégia de projeto permitiu que reduzíssemos custos e tempo de trabalho, bem como que gerássemos uma significativa economia diária de energia no edifício, enquanto melhores espaços eram fornecidos para se trabalhar onde maior interação e criatividade são possíveis.