Aedas venceu recentemente o concurso para projetar o Xuhui Binjian Media City 188S-G-1 Tower e Podium com uma proposta muito dinâmica e com formato único. Localizada em Xangai, suas torres começam como um plano retangular extrudado, e independente do pódio, encontra-se com o térreo para permitir circulação na base. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
A torre será situada em uma das quadras dentro de um investimento de nove blocos, os quais o renomado escritório de animação DreamWorks ocupará. Subindo, a parede oeste é gradualmente distorcida para acomodar o metrô, que corta a esquina do terreno do projeto, anteriormente quadrado; e a parede norte é distorcida em direção a leste para adquirir a vista desejada dos terrenos da DreamWorks e dos outros quarteirões vizinhos.
Ao projetar o padrão da fachada de vidro, Aedas inspirou-se nos pixels de três cores que um painel de exibição de mídia compreende. Utilizando grupos de painéis de vidro e angulando-os aleatoriamente em uma das quatro direções, o padrão de janelas facetadas refletirá a luz como um diamante, mimetizando a qualidade cintilante de uma tela de mídia. O pano de vidro foi portanto desenvolvido para acomodar pequenas diferenças nos tamanhos dos vidros e os quatro diferentes ângulos do batente de alumínio para minimizar os custos e o tempo de fabricação.
A plataforma em pódio servirá comum grande espaço verde público com várias caixas de vidro delicado cobrindo um programa de comércio, restaurantes e cafeterias. Acima das caixas de vidro está uma grande superfície distorcida e em balanço cuja forma é concebida como contraponto horizontal a superfície distorcida vertical da torre. A cobertura servirá funcionalmente como um espaço externo coberto para eventos públicos e circulação aberta.
A torre e o pódio são preliminarmente projetados para alcançar uma classificação LEED ouro.
Arquitetos
Localização
Shanghai, ChinaCliente
Shanghai Building MaterialsÁrea de Construção
70,000 m²Ano do projeto
2013Fotografias