- Ano: 2008
-
Fotografias:Ricardo Ferreira
-
Fabricantes: Aislapol, Anwo
Memória
O edifício está localizado em um setor consolidado de Providencia, de altura média (7 pavimentos) em frente a alguns plátanos orientais antigos que possuem aproximadamente 20 metros de altura.
O novo plano diretor levanta a possibilidade de avançar sobre os afastamentos a partir do 2º pavimento para cima, criando uma lacuna onde o volume é separado dos suportes. O volume é resolvido através de uma estrutura de concreto que tenta integrar as copas das árvores. O projeto visa a destruir as plantas clássicas sobrepostas, quebrando o esquema com duas tipologias que são exibidas de forma diferente para a rua. Para a esquina se sobrepõem os apartamentos de um piso, e do outro lado se empilham os apartamentos duplex, dando à fachada um jogo de alturas.
A tipologia de um piso se agrupa em torno de uma cozinha linear. Um mòvel aberto ou fechado por um vidro deslizante para cima separa a cozinha da sala de jantar, conforme necessário.
O apartamento duplex integra ambos os níveis através da escada, que no segundo andar se torna um móvel de apoio.
No telhado foram organizados terraços gramados, o que ajuda a reduzir a radiação solar para fora. Para o sul criamos uma estrutura de aço esmaltado, onde sobem trepadeiras que cobrem a instalação de ar condicionado.
Quanto aos materiais, o edifício possui estrutura de concreto, com um isolamento de fachada composto por uma camada de 20 milímetros de placas de poliuretano revestidas com cimento. O quadro que envolve as árvores foi feito com concreto martelado e as paredes da base são cobertas com ardósia preta. Os andares de apartamentos, terraços e áreas comuns foram trabalhados com piso em porcelanato de madeira, que dá continuidade e fluidez.
O edifício foi projetado de tal forma para evitar ter um porteiro, resolvendo a segurança através de vigilância eletrônica, de um sistema de controle de acesso adequado e um sistema de telefonia IP integrada com cicuito de tv. O hall é transformado em um espaço de espera e de estar sem a portaria clássica.