-
Arquitetos: MSB Estudi‐taller d’arquitectura
- Área: 925 m²
-
Fotografias:Miquel Merce
Descrição enviada pela equipe de projeto. Domus Sent Sovi é um centro gastronômico instalado em uma antiga corticeria, que também já abrigou a escola local, em Hostalric. O projeto ocupa três pavimentos, em um total de mais de 900 metros quadrados.
Partindo da herança culinária catalã, foi elaborado para o centro gastronômico um projeto original.
O objetivo do centro é apresentar a importância, a qualidade, a singularidade e a origem de cada produto e, através dele, o território onde foi produzido. Para isso, o espaço convida a ver, tocar e provar toda a gama de ingredientes.
Frente à configuração do edifício e a diversidade do programa, com auditório, loja, oficinas e restaurante, os arquitetos propuseram uma arquitetura que resolve as funções e ao mesmo tempo unifica o espaço e agrega uma atmosfera singular.
Domus Sent Sovi interpreta a herança da culinária e dos produtos da Catalunha como um símbolo de identidade, criando "paisagens gastronômicas".
Através da interação de materiais e formas, cria-se funde essas questões à paisagem arquitetônica.
Foram projetados diversos espaços inspirados na natureza, com formas dinâmicas e a grande presença do aço. Estes espaços não só resolvem as diferentes funções, como geram paisagens abstratas que remetem à região.
No nível principal está a entrada, a loja-galeria, uma sala audiovisual e a área de oficinas. O visitante transita casualmente, descobrindo os produtos exibidos.
Abaixo, no silêncio e na sombra, o auditório. Um lugar tranquilo para acolher atividades diversas relacionadas à gastronomia, como conferências, apresentações e palestras.
Acima, um espaço dinâmico omde o visitante pode provar receitas com os produtos vendidos. Ali convergem paisagens gastronômicas, arquitetônicas e regionais, com as vistas para a vila medieval.