-
Arquitetos: Ateliers Jean Nouvel, Habiter Autrement
- Área: 3514 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. No Projeto de Apartamentos Lormont, as vistas extraordinárias do rio Gironde e da Ponte Aquitaine são elementos chave do entorno. Para otimizar essas vistas, ao mesmo tempo minimizando a visibilidade entre vizinhos, cada um dos 26 apartamentos possui desenho diferente; resultado deste arranjo é as formas retangulares do edifício, como um conjunto de blocos.
A orientação do terreno dá forma às duas laterais mais compridas do edifício, que estão frente ao leste e oeste, com características bem diferentes. Ao longo da fachada facetada à oeste, painéis opacos se alternam com janelas do piso ao teto que oferecem vistas panorâmicas do rio, e que se abrem para transformar os espaços de estar em varandas. O desenho em corte trabalha para evidenciar a espetacular presença da ponte de 60 metros de altura.
Dois andares de apartamentos são empilhados, com opções duplex e triplex acima do pavimento térreo. Cada andar é deslocado lateralmente para expor parte do telhado, permitindo as aberturas do piso ao teto se estenderem à cobertura. Essa transição das aberturas verticais de vidro na fachada às aberturas zenitais orientadas horizontalmente enfatiza o efeito de 'vista de pouco ângulo', para usar um termo cinematográfico, em direção às torres da ponte.
Do lado leste, o edifício é protegido de uma rua barulhenta com uma fachada revestida de painéis metálicos com aberturas relativamente pequenas, cujo tamanho e posição são determinados pelas necessidades dos apartamentos. Mas mesmo aqui, o rio tem presença sedutora. Passagens transversais, revestidas em materiais reflexivos, amplificam a luz disponível e criam uma imagem borrada, como num sonho, dum rio que é visível do lado da rua; as passagens também se alargam para convidar a sua relação com o rio.