-
Arquitetos: David Mutal Arquitectos
- Área: 345 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Gonzalo Cáceres
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto com dois duplex em um pequeno lote triangular, localizado em Barranco, um distrito histórico da cidade de Lima.
A particularidade do programa é que o primeiro duplex englobaria uma casa existente, acessada por um pátio com esculturas. O segundo, acima deste, conecta-se à rua independentemente, mas também acessa o pátio.
A geometria do lote, as vistas e a demanda dos proprietários por privacidade e autonomia foram desafios e motivações para uma solução precisa para o projeto.
Dessa forma, o primeiro duplex, o estúdio e a sala do piano tornam-se uma extensão do pátio através do pé direito duplo que se estende com vistas para o mar, ao qual os moradores permaneciam alheios até então.
O segundo duplex é um flat, com áreas de estar no pavimento superior aproveitando o pé direito elevado e expressivo: um telhado com cinco águas que deriva da forma do terreno. O flat também olha para o mar e para a copa das árvores da avenida e praça principais de Barranco. Cada abertura é disposta de modo a selecionar as vistas.
A relação com a área de conservação de Barranco, com construções em adobe e quincha, não se dá pela imitação da linguagem arquitetônica dos anos 1920, mas pela proporção dos sólidos e vazios da fachada, correspondentes ao interior e às suas vistas do entorno.
.