- Área: 700 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Marcel van der Burg
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Donkersloot, Hunter Douglas Architectural (Europe)
Descrição enviada pela equipe de projeto. The Katreinetoren em Utrecht é a base do NS Stations, o departamento do Dutch Railway (NS) que desenvolve e oferece serviços de estações ferroviárias na Holanda.
A torre de 15 pavimentos e 55m de altura é construída no topo da Utrecht Centraal, a maior estação ferroviária na Holanda. A entrada é convenientemente posicionada no Central Hall.
A largura do edifício é baseada nas dimensões dos trilhos abaixo. O interior é dominado pela estrutura em concreto: o núcleo do elevador e as vigas estruturais permanecem à vista.
Uma reconstrução ocorreu em 1999 quando o edifício brutalista de meados da década de 1970 foi envolvido em uma pele de vidro.
A planta atual consiste em células tipo de escritórios ao longo da fachada e um grande corredor no centro.
A ideia básica é introduzir uma série de paredes perpendiculares que irão organizar o espaço. Ao "inflar" essas divisórias, podem se tornar espaços de armazenamento. As prateleiras podem absorver boa parte da desordem que normalmente se espalha pelo escritório, como armários, estantes de livros, placas, arquivos, quadros de aviso. E algumas vezes até as escadas. As Thick Walls™ organizam o espaço.
As Thick Walls™ podem ter diferentes formas para introduzir funcionalidades e atmosferas específicas .
A planta livre com as Thick Walls™ divide o espaço em vários agrupamentos de tamanhos diferentes. Ao contrário de uma disposição normal com células ligadas ao corredor, um espaço contínuo fluido é criado. Espaço de circulação é eliminado: o bruto se torna organizado.
A principal habilidade desse sistema é aumentar a conectividade: ao invés de uma força de trabalho relativamente isolada em células, aqui a interação virá naturalmente.
A Wall Unit perpendicular explora o potencial espacial do edifício; uma condição extensiva de 'campo' é criada enquanto mantém uma sensação compacta e de intimidade.
No futuro próximo NS Stations planeja introduzir o chamado sistema de trabalho flexível, que significa não mais estações de trabalho fixadas, mas uma gama de ambientes de trabalho específicos para serem escolhidos. A disposição proposta será capaz de acomodar este fluxo de trabalho complexo, mas por enquanto a maioria dos agrupamentos será organizada como estações de trabalho fixas.
Uma estação de trabalho consiste em uma cadeira ergonômica e uma mesa que tem a altura ajustável individualmente. Com esta unidade um número infinito de configurações é possível.
As divisórias Wall Units podem ser colocadas em diferentes 'densidades' para criar plantas adequadas a vários departamentos.
Uma série de workshops com os futuros usuários será organizada para encontrar uma disposição específica para cada pavimento.
Os 9 níveis de 700m² cada serão organizados de acordo com o mesmo princípio, mas todos serão configurados de maneira levemente diferente.
Cada pavimento será apresentado por um 'elemento especial': um único móvel localizado no núcleo de elevadorque representa os diferentes departamentos. Esta 'peça de conversa' é um gesto de boas vindas: talvez um banco na forma do logo, uma cadeira de balanço multifuncional, uma máquina de doces de 2 andares, uma mesa de leitura escultural com as iniciais NS, talvez um relógio de Happy Hour...