-
Arquitetos: Agence Bernard Bühler
- Área: 2139 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Vincent Monthiers, Agence Bernard Bühler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote V, localizado a noroeste do trapézio Billancourt ocupa uma posição central entre a cidade existente e sua futura expansão.
A trama tem um status especial, está no cruzamento de pedestres e, ao mesmo tempo, continua a ser um espaço muito aberto. Devido à sua posição estratégica, todas as fachadas são vistas como as principais fachadas. O projeto está definido no desenho urbano geral como um edifício de esquina (Avenida Emile Zola e Passage).
A parede do edifício, o seu limite em relação ao espaço público, é caracterizada por ser oco e extravasada. O côncavo nas alturas pode dar a sensação de perder a referência do nível clássico. Nós esquecemos essa linearidade. Nosso edifício se transforma a partir de um ângulo marcado e volumétrico para um espaço misto. O volume R+2 na esquina da passagem el Ouafi e Robert Doisneau começa escalando as alturas do terreno.
A identidade do nosso coração da ilha difere das habitações adjacentes. Nosso lado oeste oferece 70 metros de vistas. A localização do terreno dá sentido à galerias, projetando-as orientadas a sudoeste. O tratamento "do coração da ilha" é um espaço vibrante, com terraços, volumes coloridos, dispostos aleatoriamente e de forma lúdica. Este espaço comum dialoga com a simplicidade, a exuberância, a continuidade, a sequência, a linearidade e a pontuação. Um permite que o outro exista, cada um reforça, fortalece. Isto é a harmonia complementar. A unidade não por imitação, mas por correspondência.
O jardim comum é o espaço privado no projeto. O acesso às moradias pelo eixo principal é um espaço comum. O piso térreo é elevado 80 centímetros da rua para esconder as janelas dos dormitórios. A conexão com os espaços público é sutil e organizada.
Especial atenção é dada para o valor de uso das habitações: todas as unidades têm uma orientação dupla ou tripla. 24 de 29 apartamentos dispõem de uma sala de estar voltada para o sudoeste com uma perspectiva visual dos espaços ajardinados. Para que as áreas exteriores sejam realmente de estar, todas as unidades possuem armários e despensa.