-
Arquitetos: ODOS architects
- Área: 450 m²
- Ano: 2009
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta coleção de edifícios agrícolas do século 18 encontram-se em uma área central, voltada para as florestas fora de Ballymahon, no condado de Longford. Os edifícios existentes originalmente formavam três lados de um pátio e um velho muro de pedra em ruínas o fechava. A nova ala térrea substitui a antiga muralha e oferece uma planta aberta para a cozinha e sala de jantar. Para trás, foi criada uma suite principal. Os edifícios existentes foram restaurados para abrigar diferentes acomodações, nomeadamente quartos, banheiros, estúdio, garagem e floreira.
A introdução desta nova ala é uma tentativa de preencher o pátio, permitindo simultaneamente uma transparência visual entre ele e as florestas que existem além. Isso é algo que está faltando na coleção existente de edifícios. Grandes extensões de vidro sem moldura permitem que o usuário se envolva tanto com o pátio como com a paisagem circundante. Isto está em contraste com a experiência que se sente nos edifícios existentes. Suas pequenas aberturas nos interiores proporcionam espaços humildemente iluminados, o que sugere alojamentos secundários. Externamente, o revestimento de cedro envernizado busca conectar essa nova ala com os seus arredores arborizados, ao oferecer o calor do material para o pátio interno, algo que está faltando no existente conjunto de edifícios de pedra, tijolo e ardósia. O uso de concreto jateado de areia deu uma tonalidade que liga a nova ala com o restante do conjunto dos edifícios.
A nova ala foi levantada do chão para dar-lhe uma qualidade como que de flutuação. Isto contrasta com o caráter dos edifícios existentes. Esta ala foi 'espetada' através da edificação de dois andares existente, permitindo que a paisagem circundante inundasse o pátio interior. A seção saliente na parte posterior da casa da fazenda, abriga o quarto principal e forma um 'olho' para a floresta circundante. O terraço elevado prolongado fora da sala de jantar é uma tentativa de manter uma interface com o pátio. A qualidade móvel desta nova ala, quando vista a partir das florestas circundantes, sugere que uma 'habitada' porta de correr foi aberta para as florestas ao redor.