Organizada pelo Latin Lab, da Columbia University, a exposição “Who cares for chilean cities?” apresenta a produção chilena nas áreas de arquitetura, espaço público e projetos urbanos, entre 2007 e 2012, a partir da seleção dos curadores convidados Rodrigo Pérez de Arce, Romy Hecht e Luis Eduardo Bresciani.
Os projetos expostos ajudam a formar uma visão mais ampla e crítica sobre as questões urbanas num país cujas cidades parecem não se beneficiar nem do sucesso econômico, nem de uma pródiga geração de arquitetos. Neste contexto, a pergunta "Quem se importa com cidades chilenas?" opera não apenas como um estopim para o debate sobre o estado da cidade contemporânea no Chile, mas também como um alerta para arquitetos e urbanistas.
A abertura da exposição contará com mesa redonda composta por:
Francisco Díaz
Arquiteto e mestre em arquitetura pela PUC do Chile (2006), e mestre em Práticas Críticas, Curatoriais e Conceitual em Arquitetura pela Universidade de Columbia. Atualmente trabalha como pesquisador associado da GSAPP e curador do Latin Lab.
Fernando Espósito
Arquiteto pela Pontificia Universidad Católica de Valparaiso (2001), Chile, Doutor em Arquitetura pela Escola Tècnica Superior d'Arquitectura de Barcelona da Universitat Politècnica de Catalunya (2011). Professor Auxiliar da Escuela de Arquitectura y Diseño da Pontificia Universidad Católica de Valparaiso e Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Revisor do periódico da Arquiteturarevista (UNISINOS).
Data: 16 de agosto de 2013, sexta-feira
Horário: 18h30
Endereço: Praça Tiradentes, 48 – Centro, Rio de Janeiro-RJ
Via Studio-X Rio