-
Arquitetos: Rossetti + Wyss Architekten
- Área: 170 m²
- Ano: 2007
-
Fotografias:Jürg Zimmermann
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa toda térrea, que tem uma vista impressionante na diagonal para o Lago Zurique e para os Alpes, está localizada na extremidade superior do bairro, com uma implantação longa e ligeiramente inclinada. A residência é definida por um muro de concreto que estabelece o panorama diagonal em direção ao lago.
A composição diferenciada dos elementos horizontais e verticais confere uma qualidade de escultura à estrutura. Um pano de vidro na parte de trás relaciona o interior com o exterior. Em diferentes momentos do dia diversas situações acontecem aqui, em termos de espaço e luz. O concreto calcário, com arestas vivas e acabamento liso, ancora a construção no chão. A proposta foi de elevar do chão o nível dos espaços da casa, para proporcionar mais intimidade.
As paredes de concreto claro criam uma série de espaços intermediários entre exterior e interior. Eles não estão alinhados com a fachada de vidro e sobressaem na laje de concreto. Estas áreas de passagem foram articuladas com um pátio com árvores, a varanda e o terraço. Foi inserida uma piscina na fachada sul, protegida por muito tempo pelo muro.
A iluminação foi encarada como elemento estrutural, o que mostra uma certa generosidade da casa. A escolha de materiais austeros e com pouca diversidade permite perceber as nuances da luz nos ambientes com maior intensidade.
Fixtures are built in floor to ceiling as structural elements, which gives a certain generosity to the interior.The choice of materials is austere and reduced, enabling to perceive the nuances in the light ambiances with greater intensity.