-
Arquitetos: BOLLES+WILSON
- Ano: 2013
-
Fotografias:Markus Hauschild, Ahlbrand–Dornseif + Wakonigg, Christian Richters
Descrição enviada pela equipe de projeto. A forma elegante elíptica do edifício chama atenção na sua vizinhança. O júri do concurso de 2009 concedeu o primeiro prêmio para o projeto de BOLLES+WILSON que previu a forma característica e deu uma nova vida e função - um jardim de infância enquadrado e protegido pelas casas ao redor (segunda fase de construção).
Os pavimentos mais baixos da igreja agora hospedam um jardim de infância com três salas no piso térreo e duas no primeiro andar. A cobertura destas salas tornaram-se espaços para jogos e brincadeiras para todas as condições meteorológicas - dentro das paredes da igreja, mas climaticamente em um espaço exterior. A fachada existente é perfurada por aberturas sequenciais de 50 x 50 centímetros que proporcionam uma ventilação constante e saudável de fora para dentro desta sala de jogos externa/interna. Fria no inverno, confortavelmente fresca no verão, mas sempre seca, agora as crianças brincar ao ar livre durante todo o ano. A cobertura original precisou de substituição, agora clarabóias inundam toda a área com a luz natural. À noite, as luzes da rua iluminam este parque mágico e dá a impressão de ser um espaço público.
As paredes deste edifício possuem 140 metros quadrados de painéis acústicos de 30 x 60 centímetros, formando um elefante, uma cobra e um crocodilo gigante, pixelados. Piso-grama com proteção contra impactos - geralmente usado para campos esportivos - extendem o exterior para interior. No chão, pegadas e marcas de mãos sugerem uma brincadeira com escalas.
Uma nova extensão do edifício integra a igreja e a rua pública - que abriga cozinha, escritórios, salas técnicas e uma grande sala multiuso. Aqui, uma área de entrada envidraçada com bancos, um local de espera para as mães, leva ao jardim de infância e aos espaços adjacentes, que também podem ser usados externamente, para eventos de vizinhança.
Os espaços externos incluem um circuito de carros de brinquedo e uma casa de bonecas, que funciona como uma segunda rota de fuga a partir da área interna do edifício.