Tighthouse é a primeira casa passiva certificada de Nova York e representa a nova onda de reconversões energéticas no EUA. Esta casa foi construída originalmente em 1899, mas melhorou consideravelmente em 2012 - 113 anos depois - utilizando menos de 90% de energia para calefação e menos de 75% do uso energético em geral.
Uma envolvente contínua de isolamento e uma maior estanqueidade asseguram que o edifício conserve seu calor ou frio, dependendo da temporada. Um sistema de ventilação HRV, altamente eficiente, é executado constantemente para proporcionar ar fresco no seu interior. A pegada de carbono não é reduzida em grande medida, mas, agora, as contas de serviços públicos do dono da casa são muito menores, além de não necessitar o serviço de gás. A modernização soma uma nova fachada posterior, um terceiro pavimento, uma cobertura e um estúdio de arte com pé-direito duplo no nível mais baixo.
A casa utiliza energia solar térmica para obter água quente e painéis solares fotovoltaicos que entregam 30% da energia total utilizada. Tighthouse é monitorada constantemente para obter mais informação sobre seu funcionamento, o que permitiu trabalhar em melhorias e aprendizado para futuros projetos passivos.