-
Arquitetos: PichArchitects
- Área: 541 m²
- Ano: 2006
-
Fotografias:Simón García
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um conjunto de casas geminadas situadas na extremidade da cidade de Barcelona, contornando a área natural de Collserola.
Três desafios guiaram a proposta, de um lado a necessidade de um diálogo formal com uma casa existente, por outro a sua integração com o espaço verde envolvente e, finalmente, a possibilidade de incorporar sistemas passivos e ativos que promovam o compromisso da construção com a sustentabilidade ambiental.
O edifício é organizado em três pisos, um subsolo, que compreende o estacionamento, depósito e instalações de serviço, um piso térreo onde fica a área de convivência e o andar superior, onde encontramos os dormitórios e sala de estudos. A adaptação progressiva à topografia permite uma estreita relação de cada andar com o espaço externo.
O maior indicador da presença das casas a partir da rua são quatro volumes, quatro módulos, autônomos e industrializados. Um telhado verde único reflete a volumetria dos módulos. São estes módulos que geram e definem o espaço interno e externo da casa, proporcionando complexidade volumétrica e espacial, bem como fornecendo diversos efeitos visuais, tanto a partir do exterior quanto do interior.
Esta proposta foi concebida a partir da integração dos sistemas industriais agrupados, dominados pelo grande formato dos materiais cerâmicos, com continuidade do exterior para o interior da casa.
Todo o edifício é concebido a partir de critérios ambientais e de sustentabilidade, priorizando o comportamento passivo, o que permite uma redução do impacto ambiental e do consumo de energia.
A ventilação cruzada natural é priorizada, portanto os espaços internos são projetados para facilitar a ventilação cruzada entre os andares.
A vegetação é integrada a arquitetura e é um elemento essencial para o bom comportamento climático da habitação, atuando como um elemento que proporciona massa térmica, proteção solar e um espaço externo capaz de fornecer um microclima ao ambiente da casa.
A água também é um recurso levado em consideração no projeto, a água da chuva é armazenada no telhado, a água servida é tratada e utilizada para irrigação e outros usos permitidos.