- Área: 1897 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sergio Grazia, Felix Schoeller
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro cultural ocupa um local privilegiado no centro da cidade de Sedan no norte da França, às margens do Rio Meuse, conformado pelos quatro paralelepípedos suspensos, que enquadram a paisagem a partir do espaço central do teatro.
Através das aberturas envidraçadas, algumas anunciando o propósito do volume com letras verticais em concreto, é fácil ver o que acontece no interior: dança ao norte, movimento no sul e, no terraço mirando o Meuse, o Centro da Juventude e da Cultura. A fachada sul, voltada para a Rue de Ternaux é um simples plano de concreto. Composta de dois módulos horizontais, é emoldurada pelos volumes superiores. O espaço público centro cultural abre-se aos quatro lados da praça.
A elevação dos blocos libera o solo urbano, permitindo o passeio do olhar, abrigando a passagem entre interior e exterior da Place Calonne, que mira a ilha. No térreo, a praça e os antigos edifícios vizinhos, o átrio, a administração e o teatro constituem um todo dinâmico, um espaço onde a cultura se abre para a cidade.
O átrio abre-se para o rio, convidando os visitantes para dentro. O espaço multiuso é equipado com palco e plateia retráteis, fazendo possível transformá-lo em um espaço livre com 350 m². Na parte anterior, os bastidores conectam-se diretamnte à rua. Acima, o estúdio de dança é modulado conforme o palco, contribuindo para os ensaios.
A cozinha baixo funciona como um café, abrindo-se em direção à ponte sobre o Meuse ao norte. No geral, esta forma atrativa se expressa como uma arquitetura poderosa que ainda assim retém sua dimensão humana e respeita o ambiente urbano, contribuindo, graças à sua flexibilidade, acessibilidade e transparência, ao papel comunitário deste lugar de cultura.