- Ano: 2011
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cidade de Innerberg, na Suíça, onde antes funcionava uma antiga madeireira, um novo edifício de apartamentos foi projetado, chamado Apartamentos Loft Alte Sagi Innerberg. Baseado num volume existente de 3 metros de altura e com 20 metros de profundidade, surge um espaço residencial flexível onde uma vez carpinteiros costumavam construir móveis.
O volume existente é dividido em 7 partes. Dois apartamentos possuem tipologia básica. Os apartamentos superiores possuem uma galeria adicional. A planta baixa é bastante distinta, e resulta num projeto com supreendente quantidade de liberdade. A disposição da cozinha e do banheiro criam o núcleo estrutural, e a partir daí, tudo é possível. Seja ele um loft sem muitas subdivisões ou um apartamento com três ambientes.
Outra característica de destaque é o ambiente adicional entre a sala de estar e a varanda. No verão, serve como uma varanda - loggia; nas estações de transição funciona como uma extensão da sala, e no inverno como uma fonte passiva de energia. A estrutura explícita define seu caráter através de seus materiais autênticos.
A estrutura do edifício é também sua superfície. Parades divisórias e coberturas são feitas em concreto, já as fachadas e forros são feitos em madeira. Os dois materiais criam um clima e uma atmosfera autênticos. Com ventilação controlada, aquecimento com energia solar, um volume compacto e formas passivas de proteção solar, a casa usa muito pouca energia adicional e obtém o selo de certificação Swiss Minergiepassivstandart.