-
Arquitetos: Studio Za Arhitekturu
- Área: 415 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Sandro Lendler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pensamento contemporâneo surge no processo de equilibrar a liberdade total e absoluta de percepções precisas (análise exata) com o livre jogo da imaginação. Este pensamento tenta abranger todas os histórias, para incluir (possíveis) contradições e contrastes, a fim de enfatizar a verdadeira história que emociona e interpreta os eventos possíveis.
Os residentes da cidade de Korčula não gastam suas horas de lazer no mar, mas na sombra das árvores e por mesas de pedra nas vinhas e nos olivais. O outro lado de Korčula, os camponeses criados no interior da ilha construíram sua imagem refletida ao longo da costa. cada lugar tem seu próprio porto e as casas de pesca estão lotadas por receber toda atividade agrícola do interior. Esta imagem não é louvável hoje. Outra história fala sobre os marinheiros e o palácio do capitão, que manteve seu caráter original.
Esta casa de férias, situada entre Račišće e Korčula, é também a residência de um pescador. O aspecto desta casa refere-se à permanência temporária, que é aberto e amplamente difundido e espalhado por todo o terraço, desde a estrada até o mar, com foco das atividades no movimento do sol. A parte superior da casa é a morada dos pescadores: fechada e com um microcosmo interno controlado.
O arquiteto cria essa casa para seus queridos amigos. Trata-se da leitura exclusiva da identidade. Eles são uma família que vive de forma dinâmica. Korčula mostra sua origem, eles a adoram e por esta razão eles vem aqui. A memória é a sua identidade, e os fazem o que são. Este lugar os define. É por isto que esta casa é um trecho de sua vida, dinâmica e moderna na costa de Korčula.