- Área: 1400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gerry Kopelow
-
Fabricantes: Alucobond
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi indicado para o World Building of the Year 2013, a Biblioteca Jasper é um empreendimento conjunto entre o HCMA e o Dub Architects.
A cidade de Edmonton merecia a criação de um espaço memorável e aberto para a comunidade. Exigia um projeto sustentável, para atender as necessidades de usos presentes e futuras, e para receber todos os dados demográficos para acomodar futuras reorganizações da coleção e áreas de leitura.
Em parte inspirado pelo projeto modernista original de 1961, a nova biblioteca tem 1.400 m², com sua característica cobertura ondulada, oferece à comunidade uma recepção acolhedora. A instalação consiste em um grande espaço público em dois níveis. O térreo abriga uma sala de leitura com pé direito duplo e acessível por qualquer uma das duas escadas em lados opostos do edifício, permitindo a circulação contínua. Vidros são predominantes nas fachadas Norte e Sul e permitem a vista para a praça de entrada e os jardins. Os banheiros e a sala comunitária, usada para os programas da biblioteca e pela comunidade local, estão localizados ao lado da entrada para que possam ser usados de forma independente após o horário da biblioteca.
O projeto visa criar um espaço memorável do duradouro valor social. A longevidade funcional é reforçada por um piso aberto e flexível, que pode acomodar a futura reorganização e adaptação. Ambientalmente, o edifício usará o padrão LEED® para garantir estratégias sustentáveis.
O que é um biblioteca sem livros?
Está é a questão central que informou o projeto da Biblioteca Jasper. Este projeto, uma das várias bibliotecas do sistema público de Edmonton, substituiu uma pequena biblioteca antiga, localizada no mesmo lugar. Os objetivos do cliente era de fornecer um novo ponto social dentro de um bairro antigo do subúrbio, proporcionando um edifício flexível que responde às mudanças drásticas que ocorrem atualmente nos serviços de uma biblioteca.
Embora seja discutível se os livros desaparecerão ou não completamente de nossas bibliotecas, é claro que o tamanho e a natureza das coleções mudarão e às necessidades de arquivamento será muito diferente do que é hoje. Na verdade, por uma variedade de fatores, incluindo livros eletrônicos e o acesso à informação on-line, a coleção já reduziu significativamente. Enquanto a nova biblioteca é duas vezes a área da antiga, o número de itens na coleção é reduzido. Isso destaca a mudança de foco nas coleções para aumentar o potencial do espaço social. Nossa opinião é que, para responder à evolução das necessidades da biblioteca do futuro, precisa-se projetar para que realmente aumente o potencial social. Isso foi o que levou a concepção deste edifício.
A biblioteca é organizada por um grande espaço social flexível, que é protegido por uma cobertura ondulada e com vão livre. Este espaço incorpora um piso elevado contínuo que permite a flexibilidade ao londo do tempo e elimina a necessidade de instalações na cobertura. então ele se desdobra na área de serviços na parte elevada. As escadas (que também atuam como espaço social e anfiteatro informal) estão localizados nas extremidades do nível superior e formam um circuito fechado de circulação contínuo. Uma praça estende este espaço público no lado sul. As necessidades destes espaços sociais foram priorizadas no planejamento para definir e melhorar estas relações. O movimento da cobertura cria diferentes lugares e condições espaciais que ajudam a definir o uso. O resultado é um espaço público aberto, convidativo e memorável, que proporciona uma forte presença em um bairro que faltam espaços significativos como este.