Comunicado à imprensa. Cruz y Ortiz Arquitectos obteve o primeiro lugar para o projeto e construção da Scuola Universitaria Professionale Della Svizzera Italiana (SUPSI) em Lugano (Suíça), um projeto que tem u orçamento final de 55 milhões de euros. De acordo com o júri, Cruz e Ortiz tem o desafio de recuperar o terreno perto da estação existente para criar um campus universitário.
O júri composto por planejadores, arquitetos e representantes do SUPSI e SBB valorizaram a inclusão no contexto, a qualidade dos espaços internos e externos, a função, a organização, os custos e a sustentabilidade. A SBB como cliente confirma a opinião do painel de especialistas e ressaltam a validade do método de trabalho adotado para enfrentar de forma eficaz um tema complexo em um contexto sensível, como a estação de trem de Lugano e a "estação de trincheira" de Massagno. Para as empresas organizadoras também é importante o modo de funcionamento adotado. Sem dúvida levou à identificação da solução que melhor satisfazia as expectativas do cliente desde o urbanismo, a arquitetura e funcionalidade, com a possibilidade de realizar um novo projeto capaz de alcançar os objetivos desejados de sustentabilidade.
Todos os detalhes a seguir.
Descrição dos arquitetos. O terreno junto à estação de Lugano é longo, estreito e cheio de condicionantes: a proximidade das vias férreas, o muro da estação, um túnel que a atravessa por baixo, outro túnel em seu limite norte, a obrigatoriedade de permitir o tráfico de várias linhas de ônibus e a futura conexão com o campus SUPSI sobre a trincheira. E é este terreno pequeno e muito condicionado que vai abrigar um programa acadêmico grande e complexo.
Nosso propósito foi encontrar uma ideia central para a totalidade do projeto. Isso foi conseguido através de um duplo escalonamento, tanto em planta quanto em altura, que permite fracionar o volume e incorporar com naturalidade os distintos usos.
Em planta, a linha quebrada vai seguindo e se adaptando à inclinada constituída pela base, gerando em cada nível acessos diferentes ao edifício. Também na altura o edifício é escalonado e sobre gradualmente, gerando um novo volume, onde se localiza o programa demandado pela SUPSI.
Uma espinha longitudinal interna articula todo o edifício dando continuidade interior que permite uma adaptação muito flexível ás mudanças de programa ao longo do tempo. Nela se incluem os núcleos de comunicação vertical, os banheiros, os espaços de serviços e as circulações horizontais.
Paralelamente ao eixo de vias, o edifício se apoia na plataforma número um, praticamente o incorpora e faz subir, dando ênfase ao volume. Este recurso permitirá conectar com naturalidade o futuro campus SUPSI, a ser construído cobrindo a trincheira; agora uma verdadeira ferida urbana. Assim, propusemos justapor a trincheira coberta e a própria estação, evitando a área intermediária e indefinida proposta na convocação do concurso.
Sobre Cruz y Ortiz Arquitectos
Dirigido por Antonio Ortiz e Antonio Cruz desde 1971, com escritórios em Sevilha e Amsterdã, o Estúdio Cruz y Ortiz Arquitectos é um dos estúdios espanhóis de referência, com mais de 15 anos de experiência trabalhando no exterior. O estúdio desenvolve atualmente a adaptação do estádio da Comunidade de Madrid para Estádio de Atlético de Madrid e possível estádio Olímpico para a candidatura de Madrid 2020, e o Campus de la Salud em Granada. Recentemente inaugurada, uma de suas obras mais referenciais, a ampliação do Rijksmuseum, ganhou também o concurso para Estadio e Dotación Deportiva em Lugano, Suíça. Já trabalharam antes da Suíça, especificamente Basiléia, com a remodelação e ampliação da Estação de Ferrocarril, junto com Sandra Giraudi.
Concurso
Projeto e construção do Campus Universitário Supsi em LuganoPremio
Primeiro LugarArquitetos
Localização
Estação na Cuidad Alta, Scuola universitaria professionale della Svizzera italiana (SUPSI)Arquitetos Colaboradores
Giordano Baly (coordinación) David García, Vesna Poljancic , Borja SallagoArquiteto Local
Giraudi RadczuweitEngenharia estrutural
Fürst Laffranchi BauingenieureEngenharia de transporte
Citec Ingénieurs ConseilsInfografia
Cruz y Ortiz arquitectos: Alejandro ÁlvarezCliente
SBB CFF FFSOrçamento estimado
€ 55.000.000Área
25.0 m2Ano
2013Fotografia
Cortesia de Cruz y Ortiz Arquitectos