- Ano: 2013
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Atika, Xilofor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa para Marcelo Rios e sua família. Este foi o pedido deste ex-jogador de tênis que foi número 1 do mundo. Está localizada no Valle Escondido, um lugar fechado no sopé de Santiago de Chile e dentro de um ambiente natural, deslumbrante e com uma vista privilegiada para a serra e o campo de golfe.
O projeto cria alguns níveis, adaptando-se ao terreno. Além disso, a casa é semi-enterrada para que possa ser apreciado o magnífico cenário natural desde a estrada de acesso. A cobertura contínua foi projetada para servir como um grande terraço: um lugar para ficar, apreciar a vista, o ambiente natural e a grama, porém, toda vez que Marcelo visita Wimbledon diz que " gramas são para vacas", assim decidimos colocar um telhado com grama sintética. A grama artificial foi instalada na cobertura, permitindo gerar uma bolsa de ar que protege a laje da luz solar direta, evitando o superaquecimento da casa, melhorando o desempenho do ar condicionado.
O hall de entrada funciona como uma rótula, que se relaciona e distribui os diferentes níveis, gerando internamente diversos espaços contínuos com vistas para o jardim, o campo de golfe e a paisagem remota, com muita entrada de luz. A casa foi projetada com duas faces opostas: uma fechada para a rua, com paredes contendo as circulações internas, banhadas por iluminação zenital e a segunda face completamente aberta para o terraço, para o jardim e para a vista, mas protegida o sol.
Optamos por usar apenas um material, o concreto aparente, adicionando dióxido de titânio para clareá-lo. Recentemente, estudos demostraram que a nanotecnologia deste composto adicionado ao concreto ajuda a eliminar gases tóxicos produzidos pelos automóveis, como fazem as árvores (mesmo tendo como objetivo o clareamento do concreto, acreditamos que é uma boa notícia). Cada parede, abertura de janela, peitoril, etc, foram facetados em módulos de 12 cm, obtidos a partir da dimensão das folhas.
O uso do subsolo, o que chamamos de sexta fachada, são ambientes que se abrem para o pátio onde conseguem ventilação e iluminação, além de um terraço. Este ambientes são: salão de jogos, sala de troféus e um cinema.
Todo o interior é branco, aumentando o brilho da casa. Como a cor branca faz saltar a luz, controlamos isto através de pátios e aberturas laterais e zenitais. O piso e o rodapé seguem a ideia do interior branco. Para isso, foi utilizado um revestimento cerâmico branco no formato 120 x 60 cm. Grandes janelas feitas em alumínio contribuem com a imagem branca e monocromática da casa.
O jardim foi projetado como uma plataforma elevada sobre o campo de golfe, onde é possível vê-lo, mas não é exposto a ele.