Como parte do lançamento do People’s Choice Award por Major Projects Victoria, este projeto por Grimshaw + John Wardle Architects foi selecionado como uma das propostas finalistas da competição para o renovação de Flinders Street Station, em Melbourne. O projeto concebe a estação como um conjunto, cada parte ciente de seu papel na cidade. A natureza teatral da estação é amplificada pela costura da cidade com o rio. Paisagem, pontes e abóbadas são peças desta ação. Mais imagens e descrição dos arquitetos após o intervalo.
Ao invés de um clássico final europeu para a linha da estação com um grande salão internalizado, a abordagem foi concentrar-se nas bordas urbanas - as interfaces com a cidade. A estação não é um oásis, não é separada da cidade.
Nosso projeto enfatiza os grandes espaços públicos nos quatro cantos da estação. A grande praça movimentada da estação, oposta a Federation Square, é protegida pelos limites de um novo museu de design. Um novo parque a oeste sobrepõe-se às linhas de trem ligando as pontes sobre o rio Yarra com o traçado da cidade. Arcos de vãos abobadados dão lugar a nichos de atividades que fortalecem o percurso através do rio e dos jardins elevados em cima dos topos dos arcos que conectam o parque e a praça. A nova Sala de Jantar da Grande Estação Ferroviária e o Salão de Festas restaurado delimitam os edifícios históricos ao longo da Rua Flinders no limite da cidade. No centro, as novas pontes tornam-se caminhos capazes de amarrar ainda mais o rio e a cidade.
Juntas, essas idéias respondem ao nosso tema central de "Teatro dos Transportes", onde a estação é um lugar para assistir o cotidiano da cidade. Ela é construída baseada na experiência do movimento para a inclusão da natureza teatral e das variadas experiências cívicas - passeios, abóbadas, anfiteatros, bancos, parques, e o espetáculo da chegada e da partida que uma estação ferroviária verdadeiramente marcante proporciona.
O projeto responde às demandas de transporte prático e crítico, em particular, à necessidade de repensar a estação para atender a um crescimento significativo no ramo de transportes públicos. Nossa decisão de reorientar o fluxo existente para o norte permite que a estação opere de forma altamente eficaz, atraindo as pessoas através do tecido histórico do edifício, e liberando o extremo leste do recinto para novo uso cívico.
Para mais informações sobre o concurso, visite aqui.
Arquitetos
Localização
Melbourne, AustráliaColaboradores
Room 11 Architects, RBA Heritage Architects and SKM EngineersAno
2013Fotografias
Cortesia de Grimshaw + John Wardle Architects