- Ano: 2010
" O que é um banco? Um lugar para ler, um espaço de relaxamento e contemplação, uma plataforma onde dormir, um momento para recordar, um lugar onde socializar...".
Este projeto se iniciou com a recuperação durante um ano de material procedente de desperdícios da indústria da construção: paletes de madeira, chapas perfuradas, perfis metálicos, sobras de tiras, etc... Todo este amterial foi manipulado para poder ser reutilizado: limpeza, extração de pregos, polimento de cantos e um longo etc. Depois foi armazenado para em seguida proporcionar-lhe um novo uso.
Surgiu assim a ideia de otimizar os recursos existentes sem necessidade de descartar de forma indiscriminada o que aparentemente resultava desnecessário. Um exercício de criatividade para voltar a dar vida a todo aquele que já não servia para o seu uso inicial. Passado um tempo se iniciou a fase de projeto e construção que, de maneira não ortodoxa, surgiu de um material já existente e limitado. Se concebeu, então, a materialização de um grande banco, quase como um exercício de mudança de escada e ao mesmo tempo uma representação do que este representava.
Assim então se projetou uma plataforma de madeira onde se pretendia reunir de forma simultânea aquilo que se pode associar a um banco. Para o arquiteto significava que as possibilidades se multiplicavam para promover uma maior interação social daquilo que utilizavam, e ao mesmo tempo, uma melhor flexibilidade do elemento em relação com o entorno e em função do propósito do usuário. O elemento é capaz de ser transportado dobrando a vela. Por meio de rodas, se pode deslocar para situá-lo na sombra de uma árvore no verão ou debaixo do sol no inverno, convertendo-se assim em um espaço de contemplação e relaxamento na agitação das cidades, em um parque, perto de um calçadão marítimo ou simplesmente no jardim de casa.
O cubo de madeira vai abrindo passagem ao tempo que vai perdendo sua matéria, assim como o elemento torna-se um processo, sua vivência também, desde um lugar mais íntimo para um completamente aberto.