-
Arquitetos: Broekbakema, Siebold Nijenhuis Architect
- Área: 110 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Menno Emmink
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Van Buchem foi originalmente concebida por Jaap Bakema em 1962. Hoje é um monumento municipal. A moradia foi construída em forma de U com o lado sul deixado em aberto. Do lado da rua as fachadas são cegas enquanto a parte de trás do edifício tem um caráter mais aberto e verde. Por causa da quantidade mínima de portas, a estrutura interna é muito permeável.
Em 2007 os atuais proprietários da casa pediram a ampliação, já que o projeto original não oferecia espaço suficiente para as necessidades da jovem família. A proposta era criar uma biblioteca para armazenar a coleção de livros da família. Ao mesmo tempo, este espaço também deveria servir como sala de estudos ou quarto de hóspedes. A fim de criar espaço extra, foi escolhido o pátio para resolver a expansão subterrânea no local. Ao fazer isto, o volume original e a composição do edifício permanecerão intactas. Ao lado da biblioteca, um banheiro adicional e uma sala de jogos são criadas. Os espaços no subsolo serão iluminados através de claraboias de vidro cuidadosamente integradas ao projeto paisagístico.
O novo piso no interior do pátio é feito com a mesma pedra que foi usada no projeto original para o chão da sala de estar e dos terraços externos. Isso aumenta o efeito de gradação entre o interior e o jardim. As pedras são importadas de uma pedreira italiana.
A casa em si foi renovada e restaurada segundo seus princípios originais. As paredes de tijolos foram limpas e toda o madeiramento externo foi repintado. Além disso, algumas janelas foram renovadas. O pavimento danificado na sala de estar é removido e substituído por um novo piso o qual é integrado a um novo sistema de aquecimento. Finalmente, todas as paredes internas foram rebocadas e todas as instalações da casa foram atualizadas, incluindo um novo sistema de armazenamento térmico subterrâneo.