-
Arquitetos: NAUTA Architecture & Research
- Área: 185 m²
- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa para duas famílias apresenta um esquema tradicional de casas geminadas locais, introvertida em relação à rua e aberta ao jardim ao fundo. Os espaços centrais, de estar e jantar, sofrem de falta de iluminação pela distância das duas fachadas.
Os espaços do térreo apresentam coberturas abobadadas existentes, muito valiosas para a arquitetura e efeito espacial. Este esquema impôs a preservação dos espaços abobadados, ainda que necessitasse de uma estratégia para evitar o efeito de caixa e estender fluxos internos e vistas.
Para conseguir este efeito de abertura e interconexão espacial, usamos o arquétipo do "arco" e aplicamos de uma forma divertida e não convencional. Abrimos vários arcos, de diferentes tamanhos, como janelas tanto externas quanto internas, para mesclar espaços. O efeito final contribuir para dar leveza à alvenaria, oferecendo várias perspectivas interconectadas que fazem o espaço respirar, iluminado por muita luz natural. A alvenaria se torna leve como papel, cortada por vazios generosos.
A paleta de materiais foi reduzida ao essencial: alvenaria nas paredes, ‘coccio pesto’, uma mistura local de argamassa hidráulica e terracota, usada nos pisos e vertida no local; travertino para as outras superfícies. esta pedra é aplicada em seu estado natural ou tratada com uma resina transparente, capaz de preservar sua irregularidade visual.
O efeito final busca recriar uma atmosfera rústica, modesta e de alguma forma austera, alcançada com o uso inovador de materiais tradicionais.