Um conjunto de edifícios que respeite a história de sua cidade e potencialize a vida universitária. Uma arquitetura que construa com os vazios. Espaço gerado a partir da relação entre o edificado e o descoberto. Um lugar de convívio, encontro, trabalho e estudo, pensado para somar-se ao patrimônio arquitetônico da cidade de Santana do Livramento.
Um conjunto de edifícios não pode ser entendido somente como artefato tectônico, ou seja, como a composição de elementos construídos através da junção entre estrutura e as superfícies que conformam o espaço. Ele se define também na sua relação com o solo, no encontro entre a construção e a topografia.
Projetando a topografia
A presente intervenção propõe a reconfiguração do nível do chão do pátio, projetando uma nova topografia através da retirada de solo do terreno. Essa retirada, além de permitir a manutenção de uma escala compatível entre as novas e as antigas edificações, procura aproximar-se da topografia original.
Os vazios gerados pela ação de escavação podem dar lugar a novos usos de duas maneiras: espaços construídos como: auditório, foyer, sala de exposições e gabinetes dos professores; espaços livres como: o pátio inferior proposto para servir de extensão à área do foyer e o jardim contíguo aos gabinetes dos professores.